Prefeitura de Maragogi atesta que praias não foram afetadas por manchas
Substância já chegou à Rota Ecológica
A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está monitorando as nove praias da cidade durante 24 horas por dia durante esse período em que manchas de petróleo invadiram o litoral dos nove Estados do Nordeste nos últimos dias. Nesta terça-feira (15) mais uma vistoria foi feita e os dejetos não foram encontrados.
Maragogi conta 22 km de litoral sendo as nove praias famosas em todo mundo, são elas: São Bento, Camacho, Maragogi, Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Praia da Bruna, Ponta de Mangue e Peroba. Um Gabinete de Crise foi montado para monitorar as nove localidades turísticas.
As manchas invadiram nesta segunda-feira (14) a famosa Rota Ecológica que abrange os municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. As prefeituras das respectivas prefeituras estão fazendo limpezas no litoral e as manchas foram retiradas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi divulgou um relatório de vistoria informando promoveu mais uma ampla vistoria em todo o litoral maragogiense. O governo municipal informou também que está utilizando embarcação, vistorias terrestre e usando drones e foi comprovado que até esta terça-feira (15) o material não foi encontrado, inclusive no lado oposto aos arrecifes de coral.
Confira a nota na íntegra:
Relatório de Vistoria
Local: Orla marítima do Município de Maragogi.
Diante das informações amplamente divulgadas na imprensa e relatos de pessoas, dando ciência do surgimento de novas manchas de óleo no litoral Norte de Alagoas, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi promoveu uma ampla vistoria em toda a extensão do litoral, desde São Bento até Peroba, divisa com o Estado de Pernambuco, a fim de checar a presença da substância que vem há mais de mês poluindo toda a zona costeira do Nordeste.
Desta forma, utilizando embarcação, bem como por via terrestre e com o uso de drone, foi possível verificar in loco a inexistência do material, inclusive no lado oposto aos arrecifes de coral, em direção ao alto mar não foi constatada qualquer mancha do produto, mesmo em pequena quantidade.
Inobstante tal fato, a equipe de monitoramento e o Gabinete de Crise permanecerão em alerta máximo, no sentido de acompanhar diuturnamente a presença ou não do hidrocarboneto, provavelmente petróleo cru, sabidamente com elevado potencial poluidor, especialmente à fauna e flora marinhas, bem como prejudicar substancialmente o desenvolvimento da atividade turística nos locais inúmeros em que tem surgido.
Maragogi, 15 de outubro de 2019.
José Gabriel Mendes de Vasconcelos Ferreira
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Veja também
Últimas notícias
Homem tenta fugir de assalto, é baleado e tem moto roubada em Arapiraca
Cavalo atropela e deixa menina de 9 anos em estado grave em Matriz de Camaragibe
Ex-mulher diz que matou médico após ele violar medida protetiva e relata abusos à filha do casal
Pai denuncia mãe por agressões à filha em Maceió e também acaba preso por pensão atrasada
Grupo encapuzado mata jovem a tiros e ‘libera’ os amigos dele para fugir na parte alta de Maceió
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
