170 pessoas continuam trabalhando na limpeza das praias de Japaratinga
Município foi o mais afetado com as manchas de petróleo
A nota técnica do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) divulgada pelo Governo de Alagoas nesta terça-feira (29) informou que o trabalho mais intenso de retirada de manchas de petróleo segue em Japaratinga, com cerca de 170 pessoas, entre reeducandos do sistema prisional, soldados do Exército e da Marinha, brigadistas do Ibama e do ICMBio, trabalhadores contratados pelo IMA e pela prefeitura e Defesa Civil estadual.
A maior parte das áreas afetadas em Maragogi já foram limpas, mas seguem sendo monitoradas. Aquelas que ainda há fragmentos de óleo estão sendo limpas por trabalhadores contratados pelo IMA e pela prefeitura.
O total de material coletado nos locais afetados pelas manchas de óleo passa de 1.600 toneladas, entre óleo e areia contaminados, considerando que são 42 pontos afetados no Estado e que na verificação de retorno não houve registro em cinco locais.
Representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) relataram, durante reunião da segunda-feira (28), que pelo menos 14 professores estão à disposição para colaborar com os trabalhos. Além disso, deverão fazer coletas de amostras em 10 diferentes pontos para analisar metais e hidrocarbonetos. Relataram ainda que coletaram 25 peixes carapebas, entre Maceió (bairro de Ipioca) e Paripueira, mas não encontraram vestígios de óleo.
- A equipe do IMA realiza coleta de amostras nas praias de Maragogi e Japaratinga na tarde desta terça-feira (29). Para a quarta-feira (30) estão previstas coletas em Maceió e Piaçabuçu. As mostras serão encaminhadas para análise de óleos e graxos em um laboratório contratado pelo Instituto.
- Até o momento já foram feitos mergulhos para analisar a situação de corais e arrecifes em: Ipioca (Maceió) - Ufal; Paripueira - Ufal, Coruripe – Ufal; Francês (Marechal Deodoro) - mergulhadores da Defesa Civil do Estado; Pajuçara (Maceió) – empresa parceira do IMA. Em nenhum dos mergulhos foi constatada a presença de óleo nos locais. As áreas dos corais, em Coruripe e em Feliz Deserto deverão passar por averiguação mais detalhada.
- Entre terça e quarta-feira (28 e 29), o Exército levantou dois acampamentos para trabalhar, por tempo indeterminado, nos dois municípios mais afetados: Piaçabuçu e Japaratinga.
- Piaçabuçu. Continuam as ações de limpeza, desde a região da foz do rio São Francisco até o município de Feliz Deserto, onde acontece, nesta quarta-feira (29), um mutirão de trabalho com a participação dos colaboradores do IMA.
- Coruripe. Continuam os trabalhos feitos por uma empresa contratada pela Petrobrás para a retirada do óleo dos beachrocks (espécies de pedras existentes na areia).
- Barra de São Miguel. Continua a ação de limpeza articulada pela prefeitura local.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
