Seris intensifica trabalho de limpeza nas praias de Japaratinga
Reeducandos seguem recolhendo óleo que atingiu praias do litoral Norte; secretário acompanha ação
A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) intensificou o trabalho de limpeza das praias de Japaratinga, um dos municípios do litoral Norte de Alagoas mais afetados pelo óleo que atingiu várias localidades da costa nordestina. Nesta quinta-feira (24), reeducandos que cumprem pena no regime fechado deixaram o Núcleo Ressocializador da Capital e voltaram a se juntar aos reeducandos dos regimes aberto e semiaberto, reforçando as equipes na remoção do material poluente.
Com o apoio de órgãos como Defesa Civil Estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Prefeitura local, os reeducandos seguem percorrendo os trechos mais afetados. Como boa parte da substância já foi removida, os 150 reeducandos, agora, concentram-se na coleta do óleo que se mistura à areia, fazendo uso de pás, ciscadores e peneiras.
Jucelândio Alves de Melo é um dos reeducandos que cumpre pena no regime semiaberto e contribui com a limpeza das praias. Ele conta que o trabalho tem sido prazeroso. “Está sendo muito bom para todos nós. O povo daqui sempre nos agradece. Saber que estamos ajudando a recuperar as belezas naturais dessa cidade é muito gratificante. E já estamos observando uma grande melhora”, afirma o reeducando.
Já o pescador Paulo César dos Santos, morador de Japaratinga há 64 anos, comprova a importância do trabalho desenvolvido pelos reeducandos. “Já dá para perceber os nossos visitantes bem mais à vontade, o que é muito importante para todos nós que dependemos do turismo e da pesca. Nossa situação estaria muito difícil sem essa ajuda na limpeza das nossas praias desde o surgimento das primeiras manchas de óleo, no início deste mês”, relata.
O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, também acompanhou os trabalhos desta quinta-feira e destacou o empenho dos reeducandos. “Todos estão de parabéns pelo trabalho conjunto. Não sabemos de onde vem esse óleo, mas o Governo do Estado, com o apoio dos demais parceiros que integram o Grupo Técnico de Acompanhamento desta catástrofe, vem fazendo a sua parte no sentido de minimizar os danos ao meio ambiente”, declarou o titular da Seris.
Segundo a Marinha, mais de 900 toneladas de resíduos de petróleo cru já foram sido retiradas das praias de 72 cidades dos nove estados do Nordeste. Alagoas ultrapassa as 500 toneladas.
Veja também
Últimas notícias
Motociclista é preso após furar bloqueio, bater em viatura e desacatar PMs em Maceió
Mãe de mulher que matou médico em Arapiraca defende ex-genro: ‘quem morreu foi um inocente’
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
