Seris intensifica trabalho de limpeza nas praias de Japaratinga
Reeducandos seguem recolhendo óleo que atingiu praias do litoral Norte; secretário acompanha ação
A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) intensificou o trabalho de limpeza das praias de Japaratinga, um dos municípios do litoral Norte de Alagoas mais afetados pelo óleo que atingiu várias localidades da costa nordestina. Nesta quinta-feira (24), reeducandos que cumprem pena no regime fechado deixaram o Núcleo Ressocializador da Capital e voltaram a se juntar aos reeducandos dos regimes aberto e semiaberto, reforçando as equipes na remoção do material poluente.
Com o apoio de órgãos como Defesa Civil Estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Prefeitura local, os reeducandos seguem percorrendo os trechos mais afetados. Como boa parte da substância já foi removida, os 150 reeducandos, agora, concentram-se na coleta do óleo que se mistura à areia, fazendo uso de pás, ciscadores e peneiras.
Jucelândio Alves de Melo é um dos reeducandos que cumpre pena no regime semiaberto e contribui com a limpeza das praias. Ele conta que o trabalho tem sido prazeroso. “Está sendo muito bom para todos nós. O povo daqui sempre nos agradece. Saber que estamos ajudando a recuperar as belezas naturais dessa cidade é muito gratificante. E já estamos observando uma grande melhora”, afirma o reeducando.
Já o pescador Paulo César dos Santos, morador de Japaratinga há 64 anos, comprova a importância do trabalho desenvolvido pelos reeducandos. “Já dá para perceber os nossos visitantes bem mais à vontade, o que é muito importante para todos nós que dependemos do turismo e da pesca. Nossa situação estaria muito difícil sem essa ajuda na limpeza das nossas praias desde o surgimento das primeiras manchas de óleo, no início deste mês”, relata.
O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, também acompanhou os trabalhos desta quinta-feira e destacou o empenho dos reeducandos. “Todos estão de parabéns pelo trabalho conjunto. Não sabemos de onde vem esse óleo, mas o Governo do Estado, com o apoio dos demais parceiros que integram o Grupo Técnico de Acompanhamento desta catástrofe, vem fazendo a sua parte no sentido de minimizar os danos ao meio ambiente”, declarou o titular da Seris.
Segundo a Marinha, mais de 900 toneladas de resíduos de petróleo cru já foram sido retiradas das praias de 72 cidades dos nove estados do Nordeste. Alagoas ultrapassa as 500 toneladas.
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
