Ministro Weintraub garante à bancada que vai concluir obras de creches em Alagoas
Reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira
Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27) no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, entre o ministro Abraham Weintraub e parlamentares alagoanos, foi dada a garantia pelo próprio ministro de que em 2020 a meta do governo é concluir todas as obras paralisadas de creches em Alagoas.
A reunião foi solicitada pelo coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD) e contou com a participação do senador Rodrigo Cunha (PSDB).
“Saímos da reunião bastante confiantes. A meta do ministro é mais que necessária, estamos há anos cobrando a conclusão destas obras e é muito importante que estas obras, voltadas à primeira infância, possam começar a atender a sociedade. Vamos trabalhar ainda com mais determinação em Brasília para que esta meta do governo se transforme em realidade. Precisamos muito que estas creches fiquem prontas” afirmou Marx Beltrão.
A estimativa é de que no estado de Alagoas existam cerca de 80 obras paralisadas de creches. Das mais de 8.800 creches e escolas que deveriam ter sido construídas desde 2007 em todo o país, com o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), menos da metade foi finalizada e pouco mais de 1.400 foram entregues à população.
Isso significa que, no mínimo, 1,2 milhão de bebês e crianças não puderam ser matriculadas na rede pública nas vagas que, sem a conclusão das obras, não puderam ser abertas. As creches e pré-escolas foram financiadas com recursos da União, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas contratadas pelos municípios, que recebiam os recursos por meio de convênios até 2012.
Os erros e falhas que levaram às paralisações destas obras vão desde falhas no método de construção escolhido até a falta de fiscalização na execução das obras levaram ao desperdício de recursos, levando ao elevado número de construções paralisadas ou nem sequer iniciadas. Foram R$ 6,4 bilhões repassados, de um total de R$ 13,7 bilhões previstos no Proinfância.
Veja também
Últimas notícias
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Prefeitura de Maragogi facilita pagamento de tributos com opção via cartão de crédito
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
