Marx se declara contra cobrança de impostos sobre gorjetas ofertadas a garçons
Deputado classificou este item da Medida Provisória 905/2019 como “uma decisão irracional"
A Medida Provisória (MP) 905 — que estabelece o regime de contratação "verde e amarelo" — também regulamentou a Lei da Gorjeta. De acordo com o texto, as empresas deverão anotar o valor na carteira de trabalho de seus empregados o salário fixo e a média dos valores das gorjetas referentes aos últimos doze meses. Com isso, agora, está novamente em vigor a obrigação de os patrões colocarem a gorjeta no contracheque, recolhendo os encargos previdenciários e trabalhistas.
Além das obrigações de colocar a gorjeta no contracheque e recolher previdência (INSS), 13º, férias e FGTS sobre o valor, a MP também prevê que os restaurantes fiquem com 20% ou 33%, dependendo do regime tributário escolhido, para bancar os custos trabalhistas. Este dinheiro, mesmo quando pago em cartão de crédito e débito pelos clientes, não integrava o faturamento dos restaurantes. Ou seja, a partir da edição da MP, a gorjeta dos garçons passará a ser tributada pelo governo.
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, classificou este item da Medida Provisória 905/2019 como “uma decisão irracional e que vai prejudicar o ganho de milhares de garçons pelo país”. O parlamentar criticou fortemente a iniciativa do governo e disse que “é a favor de medidas para se criar empregos no país, mas que não se pode aceitar impor mais taxas aos trabalhadores e cobrar impostos até das gorjetas dos garçons”, argumentou o parlamentar.
A Medida Provisória 905/2019, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo – um programa de estímulo de emprego entre jovens de 18 a 29 anos -, propõe, entre outras coisas, a taxação das gorjetas recebidas pelos garçons. Segundo o texto da MP, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a taxação pode variar entre 20% e 33% do valor da gorjeta. O percentual descontado da gorjeta dos garçons seria voltado para cobrir encargos trabalhistas e previdenciários do estabelecimento.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
