Abatedouro de Porto Calvo será reaberto este mês
Unidade estava fechada desde junho de 2018
No próximo dia 16 de janeiro será reaberto do abatedouro da cidade de Porto Calvo, sendo o primeiro município alagoano a ter essas unidades reaberta. Ele estava lacrado desde o dia 5 de junho de 2018.
A reabertura acontece após o governador Renan Filho sancionar nesta terça-feira (7), a lei que institui o Serviço de Inspeção Industrial e Sanitário de Produtos de Origem Animal no Estado de Alagoas (SIE/AL).
A nova legislação regionaliza o abate e facilita a reabertura de matadouros, bem como a entrada em operação de novos equipamentos, sem se descuidar com a qualidade da carne comercializada e a saúde da população.
“O estado era amarrado por uma legislação federal muito dura e a gente melhorou a legislação com uma lei própria, estadual, que garante a qualidade da carne e um abate mais próximo, permitindo que a atividade seja rentável aos marchantes, para as pessoas que trabalham nos matadouros e aos criadores de bovinos, caprinos e suínos”, explicou o governador.
A Adeal poderá reconhecer consórcios ou outras formas de acordos intermunicipais, entre cidades circunvizinhas, para viabilizar o abate de animais em estabelecimentos registrados em Serviço de Inspeção Municipal (SIM), os quais deverão atender às condições higiênico-sanitárias previstas nas normas vigentes.
A lei sancionada pelo governador será publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial do Estado (DOE).