Europa tem primeiro caso de dengue por transmissão sexual
A contaminação foi confirmada pelas autoridades espanhola
A Europa registrou pela primeira vez um caso de dengue por transmissão sexual. O caso ocorreu em Madri, na Espanha.
Trata-se de um caso raro, já que até então se considerava que o vírus era transmitido somente pela picada do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
O homem contraiu a doença após ter relações sexuais sem proteção com seu parceiro, que tinha viajado recentemente a Cuba e República Dominicana, países onde os casos de dengue são bem comuns.
A contaminação foi confirmada e intrigou os cientistas, uma vez ele não havia viajado para um país onde a dengue é endêmica. A possibilidade de ele ter sido infectado por um mosquito na Espanha chegou a ser explorada pelas autoridades, mas foi descartada.
De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, além da dengue, o resultado das amostras de sêmen detectou também que se tratava exatamente do mesmo vírus que circula em Cuba.
“Um caso provável de transmissão sexual entre uma mulher e um homem já havia sido objeto de um artigo (científico) na Coreia do Sul”, disse a epidemiologista médica espanhola, Susana Jimenez, da Direção Geral de Saúde Pública de Madri.
Apesar dessa confirmação deste caso na Espanha, a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma, em seu site, que “a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, transmissor de quatro tipos da doença”.