Número de mortos por vírus na China sobe para 17; cresce preocupação pelo mundo
s autoridades de saúde da China acreditam que a origem seja um mercado que vende frutos do mar de forma irregular.
O número de mortes provocadas por um novo vírus descoberto na China subiu para 17 nesta quarta-feira, aumentando as preocupações pelo mundo sobre o contágio de uma infecção suspeita de ter começado a partir de animais.
A cepa anteriormente desconhecida do coronavírus surgiu na cidade central de Wuhan e já foi detectada até nos Estados Unidos. As autoridades de saúde da China acreditam que a origem seja um mercado que vende frutos do mar de forma irregular.
O mais recente número de mortos na província de Hubei, da qual Wuhan é a capital, subiu para 17 por volta das 9h da manhã (horário de Brasília), informou a televisão estatal, citando o governo da província.
Horas antes, autoridades tinham colocado o número de mortes em 9, todas em Wuhan, e mais 470 casos confirmados na China. Segundo os novos dados, os casos confirmados na China passaram posteriormente para 544.
Ao contrário do segredo adotado em 2002-2003 sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que matou quase 800 pessoas, a China desta vez está fornecendo atualizações regulares sobre os casos para tentar minimizar o pânico, à medida que milhões de pessoas viajam pelo país e para o exterior por ocasião do feriado do Ano Novo Lunar.
“O aumento na mobilidade da população aumentou objetivamente o risco de propagação epidêmica”, disse o vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde, Li Bin.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou uma reunião de emergência para decidir se o surto representa uma emergência de saúde global.
Após apelos de autoridades por calma, muitos chineses estavam cancelando viagens, comprando máscaras, evitando locais de aglomeração pública, como cinemas e shopping centers, e até recorrendo a um jogo de simulação online sobre a disseminação de um vírus para lidar com a situação.
“A melhor maneira de vencer o medo é enfrentá-lo”, disse um usuário da rede social chinesa Weibo.
O vírus se espalhou de Wuhan para outras partes da China e atingiu grandes centros populacionais como Pequim, Xangai, Macau e Hong Kong.
No exterior, a Tailândia confirmou quatro casos, enquanto os Estados Unidos, Taiwan, Coreia do Sul e Japão relataram um caso cada.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos têm um bom plano de contenção. “Achamos que vai ser muito bem respondido”, disse ele em Davos, na Suíça.
Li disse que o vírus, que pode causar pneumonia, está sendo transmitido por via respiratória. Alguns sintomas incluem febre, tosse e dificuldade em respirar.
Não existe vacina para o vírus.
Temores de uma pandemia semelhante ao surto da Sars agitaram os mercados globais, com as ações de empresas de aviação e artigos de luxo particularmente atingidas, e o iuan sofreu queda.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
