Prefeitura, MPE e ICMBio entregam alvarás a jangadeiros em São Miguel dos Milagres
Solenidade ocorreu na Câmara Municipal

Um total de 120 alvarás para funcionamento de embarcação de transporte aquaviário para passeios turísticos as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres foram entregues na tarde da quarta-feira (12) na Câmara Municipal, aos profissionais que vem atuando nessa nova profissão nos últimos cinco anos.
A solenidade, inédita em Alagoas, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Promotoria de Justiça de Passo de Camaragibe e ICMBio, teve como objetivo organizar e formalizar uma atividade que vem crescendo cada vez mais em toda a região da Costa dos Corais, por contar com a maior concentração de piscinas naturais do Brasil.
O alvará, que contemplou os primeiros 120 jangadeiros, prevê exclusivamente o uso de jangada, do tipo de propulsão motor rabeta e com itinerário definido para passeios as piscinas naturais do Riacho, Milagres, Toque e Porto da Rua, em sistema de rodizio, podendo levar seis passageiros e um tripulante.
A primeira fase do projeto para regularização definitiva da exploração turística da região, foi comemorada pela vice-prefeita, Cristiane Lessa, representando o prefeito Rubens Ataíde. Ela disse comentou. “É importante que nossos jangadeiros estejam regularizados para essa nova profissão e capacitados para levar turistas as novas mais importantes belezas naturais”, disse Cristiane Lessa.
E capacitação é a palavra de ordem, já que a segunda fase do projeto serão os alvarás emitidos pelo ICMBio, onde os condutores deverão fazer um curso de uma semana para conhecimento das leis ambientais, do trato com os turistas num ambiente extremamente vulnerável, numa ideia semelhante ao que aconteceu com os observadores do peixe boi no Rio Tatuamunha.
O promotor de Justiça, Ary Lages, agradeceu em nome do Ministério Público Estadual. “Uma primeira missão cumprida ao entregar esses alvarás. Nós, do MP, ao lado da prefeitura e do ICMBio, resolvemos criar uma parceria para que esse sonho dos jangadeiros fosse realizado. Agora é partir para a formalização e tornar esses passeios, que já encantam turistas do mundo inteiro, um passeio 100% legal”, disse.
Quando todos os jangadeiros estiverem com seus duplos alvarás, formalizados, virá, através da APA Costa dos Corais, o plano de manejo, que vai regular todos os passeios da região, como o número de embarcações que podem entrar em cada piscina, o tempo de permanência, o sistema de rodizio e o número de passageiros que cada embarcação pode levar.
O chefe da APA Costa dos Corais, Wenderson, afirmou que o primeiro plano de manejo foi em 2013 com algumas situações que não valem mais para hoje. “Em breve será feita a revisão do novo plano de manejo para dar um texto definitivo a questão”, informou.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
