Carnaval 'em casa' é alternativa para economizar no feriado, diz FGV
Levantamento do FGV IBRE aponta maiores altas na variação de preços do etanol e da gasolina na inflação do carnaval
Um levantamento feito pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) aponta que a inflação do Carnaval ficou em 4,29% entre fevereiro de 2019 e janeiro deste ano. Os vilões foram os combustíveis: o etanol registrou alta de 12,17% e a gasolina subiu 7,32%. Ou seja, deixar o carro em casa parece ser um bom negócio para quem optou por aproveitar a folia onde mora.
Quem preferir viajar, é melhor que se opte pelo transporte público. Segundo a pesquisa, as passagens de ônibus interurbano subiram apenas 1,58% e as passagens aéreas variaram negativamente (-7,56%). No quesito bebidas fora de casa, cerveja e chopp (4,33%), refrigerantes e água mineral (3,72%) e outras bebidas (1,06%) — essas últimas em menor percentual — tiveram elevação.
De acordo com o economista André Braz, coordenador do IPC do FGV Ibre e responsável pelo levantamento, é importante o planejamento e a atenção com os gastos na rua, mesmo para quem não for viajar. “Se a família optar por não se deslocar, ajuda saber quanto tem no bolso para gastar por dia na rua. Comer e beber fora de casa, apesar de a inflação não estar pressionando tanto, pode pesar no orçamento. Vale manter o bom senso e, se der, carregar alguma bebida ou petisco de casa. Sempre é possível economizar”, explica.
Serviços de alimentação fora de casa e hotelaria não registraram mudanças significativas nos preços nos últimos 12 meses, e também acumulam alta abaixo da inflação: refeição em bares e restaurantes (3,64%) e hotel (3,90%).
Outros itens aparecem na inflação de Carnaval calculada pelo FGV Ibre, como analgésico e antitérmico (6,54%) e gastroprotetor (4,97%), que subiram no período. Já os protetores de pele registraram alta de 2,31%, abaixo da inflação.
Braz alerta que, assim como nas finanças pessoais, é importante não abusar da saúde. "Nós incluímos esses itens porque são muito consumidos no período, mas é claro que a máxima 'beba com moderação' deve prevalecer para que todos possam aproveitar os dias de folia", completa.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
