Carnaval 'em casa' é alternativa para economizar no feriado, diz FGV
Levantamento do FGV IBRE aponta maiores altas na variação de preços do etanol e da gasolina na inflação do carnaval

Um levantamento feito pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) aponta que a inflação do Carnaval ficou em 4,29% entre fevereiro de 2019 e janeiro deste ano. Os vilões foram os combustíveis: o etanol registrou alta de 12,17% e a gasolina subiu 7,32%. Ou seja, deixar o carro em casa parece ser um bom negócio para quem optou por aproveitar a folia onde mora.
Quem preferir viajar, é melhor que se opte pelo transporte público. Segundo a pesquisa, as passagens de ônibus interurbano subiram apenas 1,58% e as passagens aéreas variaram negativamente (-7,56%). No quesito bebidas fora de casa, cerveja e chopp (4,33%), refrigerantes e água mineral (3,72%) e outras bebidas (1,06%) — essas últimas em menor percentual — tiveram elevação.
De acordo com o economista André Braz, coordenador do IPC do FGV Ibre e responsável pelo levantamento, é importante o planejamento e a atenção com os gastos na rua, mesmo para quem não for viajar. “Se a família optar por não se deslocar, ajuda saber quanto tem no bolso para gastar por dia na rua. Comer e beber fora de casa, apesar de a inflação não estar pressionando tanto, pode pesar no orçamento. Vale manter o bom senso e, se der, carregar alguma bebida ou petisco de casa. Sempre é possível economizar”, explica.
Serviços de alimentação fora de casa e hotelaria não registraram mudanças significativas nos preços nos últimos 12 meses, e também acumulam alta abaixo da inflação: refeição em bares e restaurantes (3,64%) e hotel (3,90%).
Outros itens aparecem na inflação de Carnaval calculada pelo FGV Ibre, como analgésico e antitérmico (6,54%) e gastroprotetor (4,97%), que subiram no período. Já os protetores de pele registraram alta de 2,31%, abaixo da inflação.
Braz alerta que, assim como nas finanças pessoais, é importante não abusar da saúde. "Nós incluímos esses itens porque são muito consumidos no período, mas é claro que a máxima 'beba com moderação' deve prevalecer para que todos possam aproveitar os dias de folia", completa.
Veja também
Últimas notícias

STF valida delação de Mauro Cid; julgamento será retomado amanhã

Primeira remessa com 80 mil doses de vacina contra a Influenza chega em Alagoas

Paulo Dantas lança Planta Alagoas 2025 com meta de distribuir 650 toneladas de sementes

Prefeitura lança edital de convocação para novos membros do Clube Eclipse de Astronomia e Ciências Afins

Corpo de jovem de 18 anos que desapareceu após canoa virar em açude no Sertão é resgatado pelos Bombeiros

Polícia Civil conclui que não foi possível identificar culpados de acidente com ônibus na Serra da Barriga
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
