Coronavírus: Marx Beltrão pede medidas econômicas como linhas de crédito e redução de impostos
Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, sugeriu nesta quinta-feira (19) por meio de requerimento dirigido ao ministro da Economia Paulo Guedes duas medidas de socorro às empresas brasileiras e alagoanas diante do agravamento da pandemia do coronavírus. O documento foi protocolado na Câmara dos Deputados e solicita a implementação de linhas de crédito para fomento da economia e a redução de impostos com prorrogação dos pagamentos por parte das empresas.
“São milhares de empreendedores e empresários no Brasil e em Alagoas que serão beneficiados caso o Ministério da Economia acate nossos pleitos. Sabemos que a pandemia do coronavírus está causando também um efeito nefasto em nossa economia e nossas demandas ao ministro Paulo Guedes, se acatadas, vão em muito beneficiar quem gera empregos em nosso país. O problema de saúde é extremamente grave, mas os prejuízos ao setor produtivo nacional também precisam ser combatidos” afirmou Marx Beltrão.
No requerimento, Marx Beltrão pede a “criação e a implementação por parte dos bancos públicos de fomento do Brasil, mais notadamente o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o BNB (Banco do Nordeste do Brasil S.A.) de linhas de crédito com juros zero para imediata capitalização do setor empresarial nacional. O parlamentar também solicita a “redução das alíquotas e o alongamento dos prazos para pagamento dos tributos, taxas e impostos federais incidentes sobre a atividade empresarial brasileira, a saber o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS) e o Imposto sobre Importações (II)”.
“O fato é que o estado pandêmico mundial e nacional está causando efeito nocivo em cadeia também em nossa economia local, debilitando empresas de pequeno, de médio e de grande porte, agravando o cenário de crise do setor produtivo e empreendedor brasileiro e de Alagoas” diz o documento assinado pelo parlamentar. Além de atuar com medidas no campo da saúde pública, o governo federal vem buscando meios para estimular a economia nacional, também afetada pela pandemia do Covid-19.
A pandemia de coronavírus pode desencadear uma crise econômica global, destruindo até 25 milhões de empregos em todo o mundo se os governos não agirem rapidamente para proteger os trabalhadores do impacto, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A organização pediu medidas urgentes, em larga escala e coordenadas para proteger os trabalhadores em seu local de trabalho, estimular a economia e apoiar empregos e renda. Na quarta-feira (18), o ministro da Economia, Paulo Guedes anunciou um programa de ajuda para autônomos em função do impacto na economia do Covid-19, prevendo a concessão direta de recursos aos trabalhadores informais ao custo de R$ 5 bilhões por mês, pelo prazo de três meses, levando o total da investida a R$ 15 bilhões.
Veja também
Últimas notícias
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca
PM recupera motocicleta roubada horas após crime em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
