Prefeitura de Matriz de Camaragibe decreta Estado de Calamidade Pública
Decisão foi tomada pelo prefeito Anderson Bolevard
O prefeito de Matriz de Camaragibe, Anderson Bolevard, tomou uma decisão radical para coibir a chegada e a proliferação do novo coronavírus (Covid-19): ele decretou Estado de Calamidade Pública no município do Norte de Alagoas. A decisão foi tomada por meio do decreto 02/2020 publicado nesta quinta-feira (19).
O gestor também regulamentou as medidas temporárias de prevenção e enfrentamento de emergência de saúde pública por conta do contágio pelo Covid-19, de importância internacional considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) datada de 11 de março de 2020.
Anderson Bolevard criou o Grupo Técnico do Plano Municipal de Contingência do Novo Coronavírus. O comitê é formado por todos os secretários municipais e representantes do setor de saúde do município. Ele também criou um Comitê de Gestão de Crise, que além de pessoas da gestão conta também com Defesa Civil, Poder Legislativo, Polícia Militar e Polícia Civil.
O prefeito decidiu no decreto que estão suspensas as aulas da rede municipal de ensino no período de 23 de março a 4 de abril, tendo a possibilidade de prorrogação, se necessário; As Unidades Básicas de Saúde (UBS′s) terão a redução de pessoas para acabar com aglomerações também no período de 23 de março a 4 de abril.
Uma das medidas mais radicais tomadas pelo prefeito foi a suspensão no período de 30 dias a partir desta sexta-feira (20) do atendimento ao público em estabelecimentos comerciais do município. Os estabelecimentos devem ser fechados. Porém, a medida não se aplica a atividades como: farmácia; comércio de alimentos; lojas de conveniência; distribuidora de gás e água; padarias; restaurantes e lanchonetes; postos de combustíveis; e lojas de vendas de alimentos para animais.
No período de 23 de março a 4 de abril também estão suspensos os grupos e programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social como: Creas, Cras, CRIA, Criança Feliz, Bolsa Família, CadÚnico e Programa do Leite; Pela Secretaria de Saúde estão reduzidos os atendimentos ao público no Caps, CEO, e Laboratório Municipal.
Anderson Bolevard também decidiu suspender os atendimentos ao público em todas as secretarias que ficam na sede da Prefeitura de Matriz de Camaragibe no período de 23 de março a 4 de abril e fará apenas expediente interno. A gestão municipal também decidiu que os servidores acima de 60 anos, grávidas e pessoas com doenças crônicas (diabéticos hipertensos, oncológicos, doentes respiratórios crônicos e cardiopatas) que compõem risco de aumento de mortalidade por COVID-19, executem o teletralho.
Também estão suspensos pelo período de 30 dias a contar a partir da próxima segunda-feira (23), shows, eventos, inaugurações, e espetáculos em público, seja de iniciativa pública ou privada, incluindo cursos de capacitação pessoal.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
