Bolsonaro e Xi Jinping trocam informações sobre a covid-19
Presidente ligou para o líder chinês esta manhã
O presidente Jair Bolsonaro conversou na manhã de hoje (24) com o presidente da China, Xi Jinping, para trocar informações sobre o combate ao novo coronavírus (covid-19) e reafirmar os laços comerciais entre os dois países. Acompanharam a ligação os ministros da Agricultura, Tereza Cristina; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
“Nesta manhã, em ligação telefônica com o Presidente da China, Xi Jinping, reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais”, escreveu Bolsonaro em publicação no Twitter.
Na semana passada, o presidente brasileiro disse que não há nenhum problema entre os governos do Brasil e da China e que poderia entrar em contato com o governo chinês para pedir auxílio no combate à pandemia da covid-19.
A declaração foi dada após publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Twitter, filho do presidente, responsabilizando o governo chinês pela pandemia de coronavírus. Em resposta, a Embaixada da China no Brasil disse que a postagem prejudica “a boa imagem do Brasil no coração do povo chinês”.
Depois de surgir na China, em dezembro do ano passado, o surto do novo coronavírus espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar situação de pandemia.
Após várias medidas restritivas e ações de saúde nos últimos meses, o país vem registrando queda no número de novos casos por transmissão comunitária e já trabalha para conter aumento de casos importados de coronavírus.
De acordo com boletim divulgado ontem (23) pela OMS, 103 novos casos foram confirmados na China nas últimas 24 horas. Desde o início do surto, o país registrou mais de 81,6 mil casos da covid-19.
Embaixador chinês
Em publicações no Twitter, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, destacou que a conversa telefônica entre Xi Jinping e Bolsonaro foi realizada em um ambiente muito cordial e amistoso. De acordo com Wanming, os dois presidentes reforçaram a necessidade de aumentar a cooperação no combate e controle da pandemia de covid-19, inclusive nos materiais médicos. “Consideram que a única solução correta de vencer a pandemia com maior brevidade é a cooperação internacional”, escreveu.
Ainda segundo o embaixador, ambos reiteraram o compromisso com a estabilização e ampliação da parceria comercial, especialmente nesse contexto desafiador, contribuindo para o enfrentamento do impacto causado pela covid-19 na economia mundial. Os presidentes também reafirmaram o compromisso conjunto de dar continuidade ao estreito diálogo a favor do desenvolvimento saudável, estável e constante da parceira Brasil-China.
Xi Jinping e Bolsonaro também apoiam a proposta da Arábia Saudita de promover uma videoconferência dos líderes dos países de G-20, destacando a importância da coorperação dos países do bloco no combate ao novo coronavírus.
“O Presidente Xi Jinping manifestou solidariedade ao governo e ao povo brasileiro. Faz voto pelo sucesso brasileiro o quanto antes no combate à covid-19 sob a liderança do Presidente Jair Bolsonaro”, acrescentou Yang Wanming.
Veja também
Últimas notícias
Jovem fica ferido em acidente de moto no município de Maragogi
Brasil demonstra cautela diante do convite de Trump para integrar o Conselho de Paz de Gaza
Arapiraca abre Carnaval com 'Escolha do Rei, Rainha' e do melhor 'Estandarte do Folia' nesta sexta
'Nunca falei com eles', Trump critica ONU em lançamento do Conselho de Paz
Oscar 2026 anuncia indicados nesta quinta-feira; Brasil tem boas chances em 9 categorias
Ministros do STF defendem envio do caso Master à 1ª instância como 'saída honrosa' para Toffoli
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
