Governo estima aumento de 150 mil pedidos de seguro-desemprego
Ministério da Economia avalia que esse é o aumento na crise de covid-19 em relação a período semelhante no ano passado
Os pedidos de seguro-desemprego no acumulado de março e primeira quinzena de abril serão superiores ao mesmo período do ano passado em 150 mil solicitações, segundo projeção do governo federal divulgada nesta terça-feira (28).
Segundo o Ministério da Economia, o balanço é positivo e consequência de políticas para a manutenção do emprego durante a pandemia de covid-19. Entre elas está a Medida Provisória nº 936, que já permitiu 4,2 milhões de acordos entre redução de jornadas e salários e a suspensão dos contratos de trabalho, ficando o governo responsável por repassar pagamentos aos trabalhadores calculados com base no seguro-desemprego a que teriam direito no caso de uma demissão.
Os dados oficiais registrados até o momento ainda apontam para uma queda nos pedidos do seguro-desemprego, o que segundo o governo seria reflexo do fechamento de postos de atendimento do Sine (Sistema Nacional do Emprego) por conta da pandemia.
Entre março e abril foram 805 mil pedidos de seguro-desemprego, 7,1% menos que os 867 mil do ano passado. Porém, a estimativa é que em torno de 200 mil pedidos estejam represados e não tenham sido realizados por conta do fechamento de postos estaduais e municipais, o que resultaria em um aumento de 150 mil pedidos quando a situação se normalizar.
A solicitação pode ser feita também pelo sistema da Carteira de Trabalho Digital, pela internet, e ainda em superintendências do trabalho, do governo federal.
Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, os dados mostram que não houve uma explosão de pedidos temida no início da crise e contrastam com a realidade verificada em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde o seguro-desemprego é um termômetro importante para medir o nível de trabalho formal, mais de 25 milhões de pessoas já solicitaram o benefício desde o início da pandemia.
"É um conjunto de política que mostra o êxito na decisão do nosso ministro e do nosso presidente da República em colocar no Ministério da Economia as pastas de Previdência e Trabalho. Não tivemos mais do que 150 mil pedidos no acumulado março e primeira quinzena. Faz com que nós tenhamos uma notícia maravilhosa na proteção do emprego", avalia.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal faz coletas externas de sangue em Coruripe e Penedo nesta quinta-feira
Domingão com Huck bota pilha em treta de Lívia x Milena: “Não prestam”
Com 16 votos, comissão do Senado aprova indicação de Messias para ministro do STF
Vídeo de encontro de fiéis na Câmara de BH causa polêmica nas redes
Praias de Alagoas estão entre as 15 melhores da América do Sul, aponta Tripadvisor
Saúde lança mapa interativo para consulta de medicamentos na rede pública de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
