Projetos apresentam resultados de 15 pesquisas no Ifal Maragogi
Pesquisas foram apresentadas nesta quinta-feira
Efeitos ocasionados por adubação em alimentos, consumo de plantas pouco usadas no cardápio do brasileiro e impactos do turismo em Maragogi. Esses são alguns temas das 15 pesquisas concluídas por servidores e estudantes, que foram apresentadas, nesta quinta-feira (10), no Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi, à banca examinadora de pesquisa institucional.
A pesquisa “Plantas alimentícias não convencionais (PANC) utilizada em áreas de assentamentos rurais” identificou a existência de 24 espécies nas comunidades Nova Jerusalém, Junco, Itabaiana e Barro, no município de Maragogi. “Essas PANC já existiam nesses assentamentos, como a Taioba e o coração da bananeira e a semente da araruta. Fizemos o mapeamento delas”, afirmou Jadson Adyel Santos Lins. As formas de consumo delas incluem feijoada de folha da mandioca e cozido do coração da bananeira, conforme relatos dos entrevistados na coleta de dados.
O coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, Joabe Gomes de Melo, avaliou de forma positiva o resultado final dos trabalhos apresentados por estudantes. “Todos contribuíram para o conhecimento científico ou aplicação imediata na sociedade. A partir de agora, eles estão prontos para serem transformados artigos científicos, capítulos de livros ou apresentá-los em congressos”, analisou. Em alguns projetos, os resultados ainda são utilizados para embasar atividades de extensão do campus Maragogi, na comunidade.
As 15 pesquisas começaram a ser executadas em agosto de 2018 e foram concluídas em julho deste ano. Entre elas, estão “Era uma vez um povoado pesqueiro: uma análise das transformações socioespaciais dos povoados litorâneos da rota ecológica”, “educação para democracia: turismo e participação social no município de Maragogi” e “uso e diversidade de plantas medicinais brasileiras”.
Veja também
Últimas notícias
Princípio de incêndio destrói cômodo de residência no bairro Santa Amélia, em Maceió
MPT garante tutela que obriga Hospital Regional do Norte interromper perseguições contra funcionários
Feira livre do bairro Brasília tem data alterada por causa dos feriados de fim de ano
Reconhecimento facial leva PF a identificar criança vítima de abuso sexual e prender suspeito em Dois Riachos
Justiça obriga secretária de Educação do Passo de Camaragibe fornecer informações da pasta
Relembre caso que condenou Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
