Projetos apresentam resultados de 15 pesquisas no Ifal Maragogi
Pesquisas foram apresentadas nesta quinta-feira

Efeitos ocasionados por adubação em alimentos, consumo de plantas pouco usadas no cardápio do brasileiro e impactos do turismo em Maragogi. Esses são alguns temas das 15 pesquisas concluídas por servidores e estudantes, que foram apresentadas, nesta quinta-feira (10), no Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi, à banca examinadora de pesquisa institucional.
A pesquisa “Plantas alimentícias não convencionais (PANC) utilizada em áreas de assentamentos rurais” identificou a existência de 24 espécies nas comunidades Nova Jerusalém, Junco, Itabaiana e Barro, no município de Maragogi. “Essas PANC já existiam nesses assentamentos, como a Taioba e o coração da bananeira e a semente da araruta. Fizemos o mapeamento delas”, afirmou Jadson Adyel Santos Lins. As formas de consumo delas incluem feijoada de folha da mandioca e cozido do coração da bananeira, conforme relatos dos entrevistados na coleta de dados.
O coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, Joabe Gomes de Melo, avaliou de forma positiva o resultado final dos trabalhos apresentados por estudantes. “Todos contribuíram para o conhecimento científico ou aplicação imediata na sociedade. A partir de agora, eles estão prontos para serem transformados artigos científicos, capítulos de livros ou apresentá-los em congressos”, analisou. Em alguns projetos, os resultados ainda são utilizados para embasar atividades de extensão do campus Maragogi, na comunidade.
As 15 pesquisas começaram a ser executadas em agosto de 2018 e foram concluídas em julho deste ano. Entre elas, estão “Era uma vez um povoado pesqueiro: uma análise das transformações socioespaciais dos povoados litorâneos da rota ecológica”, “educação para democracia: turismo e participação social no município de Maragogi” e “uso e diversidade de plantas medicinais brasileiras”.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
