É fake! TRE esclarece que votação das 7h às 10h não é exclusiva para idosos
Horário é preferencial

Após a detecção de informações conflituosas que circulam em redes sociais, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que o horário de votação das 7h às 10h, nas próximas eleições – com primeiro turno em 15 de novembro e segundo turno no dia 29 – não será exclusivo para idosos, mas preferencial para eleitores que tenham acima de 60 anos.
A assessora de Comunicação do TRE de Alagoas, Flávia Gomes de Barros, ressalta que os idosos, por lei, têm preferência de qualquer forma, mas, neste caso, significa que eles serão colocados sobre todas as prioridades. “Por exemplo, se tivermos, na fila de votação, entre 7h e 10h, uma gestante e um idoso, a prioridade será o idoso. No mesmo caso as pessoas com mobilidade reduzida”, explicou a jornalista, lembrando que os idosos fazem parte do grupo de risco da Covid-19.
Apesar dessas recomendações, ressalta o TRE/AL, nenhum eleitor será impedido de votar das 7h às 10h, devendo apenas respeitar a prioridade estabelecida pelo TSE para os idosos. Além disso, os eleitores que tenham a partir de 60 anos não precisam ficar restritos ao horário das 7h às 10h. Eles poderão votar em qualquer momento, no período das 7h às 17h, em que durará o dia de eleição.
A orientação de estabelecer o horário entre 7h e 10h como prioritário para receber os votos dos idosos foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020, e incorporada às normas eleitorais por meio da Resolução 23.631/2020. A votação, aliás, ressalta a assessora de Comunicação, foi antecipada em uma hora – normalmente, começa às 8h -, para que se tente evitar aglomerações.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
