Ifal anuncia mudanças para o processo seletivo 2021
Mudança foi aprovada pelo Colégio de Dirigentes em virtude da pandemia do novo coronavírus
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) anuncia nesta quarta-feira (21) alterações do processo seletivo 2021.1 para ingresso de candidatos aos cursos técnicos integrados e aos cursos subsequentes ao ensino médio. A instituição vai adotar formas de ingresso distintas, de acordo com os níveis de ensino oferecidos. Outra mudança relevante foi a aprovação do aumento no percentual das cotas reservadas aos/às candidatos/as que estudam em escola pública, que passará para 60%. Até o processo seletivo realizado em 2019, esse percentual era de 50%. Além disso, o certame será totalmente gratuito.
Segundo a Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, as datas oficiais estão sendo definidas em conformidade com os calendários acadêmicos de cada campus e serão divulgadas em breve, assim como o edital com informações e instruções sobre o novo processo seletivo. “Desde o primeiro momento de suspensão das atividades acadêmicas até a presente data, a nossa preocupação tem sido com a segurança das pessoas. No que se refere ao processo seletivo, temos a preocupação em evitar aglomerações, especialmente nas instalações físicas de nossos campi e nos demais locais de provas”, enfatizou Cledilma.
Em relação às ofertas, para os cursos na modalidade integrado, que são aqueles em que o/a estudante faz o ensino médio e o técnico de forma articulada, a seleção vai ser feita com base na análise do histórico escolar do/a candidato/a, considerando as notas do 6º ao 8º ano das disciplinas de português e matemática do ensino fundamental.
Para os cursos técnicos subsequentes, que são aqueles realizados após a conclusão do ensino médio, os/as candidatos/as devem ter o histórico escolar analisado considerando as notas de português e matemática do 1º e do 2º ano do ensino médio.
O formato de seleção por meio da análise do histórico escolar tem sido utilizado por outras instituições da Rede Federal. A escolha por parte do Ifal para tal formato considerou, além da pela preocupação em minimizar o prejuízo causado pela pandemia, a celeridade que o processo terá, bem como o reconhecimento da formação adquirida ao longo da vida escolar dos candidatos selecionados. “O nosso objetivo é possibilitar a oferta de vagas em todos os campi do Ifal, continuando com oportunidades de melhorias da formação escolar e contribuindo para a transformação na vida das pessoas que mais precisam no estado de Alagoas e de outras localidades”, afirmou Carlos Guedes, reitor do Ifal.
Outro fator considerado pelos gestores, para garantir as medidas de segurança e prevenção à pandemia, foi a necessidade de dispor de mais espaços adequados para os locais de prova, como também de mais profissionais para prestar apoio a esse processo, tornando-o inviável diante de um cenário atual de cortes no orçamento nas instituições federais de ensino.
Atualmente o Ifal conta com a Reitoria e 16 campi: Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Satuba e Viçosa, que atuam no sentido de promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Veja também
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
