Detran/AL reforça operação Lei Seca neste Verão devido ao aumento do fluxo de turistas no Estado
Número de infrações de trânsito registrado no período mostra a necessidade da mudança de comportamento

Como um dos principais pontos turísticos do país, Alagoas atrai milhares de turistas no verão. Alagoanos e moradores de todo o Brasil se deslocam nas rodovias e estradas para aproveitar as belezas naturais do estado, o que reforça a necessidade de maior atenção e cuidado no trânsito devido ao aumento no fluxo de veículos. Nesse período, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) reforça as ações de fiscalização da operação Lei Seca, e aproveita para dar algumas dicas para uma viagem segura.
Dados da autarquia apontam que, durante o último verão 2019/2020, entre 20 de dezembro e 21 de março, foram cometidas 54.799 infrações em todo o estado. Os números levam em conta as autuações realizadas por todos os órgãos de trânsito, seja da esfera federal, estadual ou municipal, e mostram que grande parte das infrações cometidas estão relacionadas à educação e poderiam ser evitadas.
Um exemplo disso é o número de condutores que foram flagrados conduzindo veículo com celular em mãos ou manuseando o aparelho – quase 2.200 no total. Outro dado que chama atenção são as 1.694 autuações por condutores ou passageiros que deixaram de usar o cinto de segurança. A infração é prevista no artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Conduzir motocicleta sem capacete ou transportando passageiro sem o equipamento de segurança é uma infração gravíssima que soma pouco mais de duas mil autuações nesse último verão em Alagoas, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH do condutor. No mesmo período, 2.486 condutores foram flagrados sem habilitação.
De acordo com o chefe de educação para o trânsito, Antonio Monteiro, “o acidente não é uma questão de azar”, porque muitos podem ser evitados com atitudes simples. “As pessoas precisam entender que o acidente de trânsito é uma soma de fatores que colocam em risco a sua vida, a de quem está no veículo e a de outras pessoas. Quando você dirige falando no celular, você não está atento ao que se desloca na sua frente ou aos comandos do veículo, então de certo modo o veículo está andando sozinho”, explica.
Antonio ressalta a necessidade da mudança desse comportamento e também alerta para a importância do uso dos equipamentos de segurança, como o cinto de segurança e a cadeirinha, que são fundamentais para minimizar a gravidade das lesões em caso de acidentes.
Fiscalização
Para aprimorar a fiscalização de trânsito nesse período, o Detran/AL reforçou o patrulhamento da Lei Seca em toda a capital. A operação vem atuando de forma volante, com vigilância próximo a bares, restaurantes e postos de combustíveis, locais onde há maior probabilidade dos condutores estarem sob efeito de álcool.
Veja também
Últimas notícias

Deputado Delegado Leonam critica aumento do ICMS sobre compras internacionais
Justiça anula ato de renúncia e mantém Carlos Gonçalves como prefeito de Rio Largo

Marido e esposa ficam feridos após briga em Novo Lino

Bolsonaristas se unem a governo Lula em PL que permite retaliar Trump
Governo de Alagoas cede imóvel e firma acordo de cooperação com o Ifal

Veja como obter desconto de até 40% em multas por infração de trânsito
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
