Moradores de Serrana (SP) recebem as primeiras doses da CoronaVac
Cidade do interior faz parte do projeto S, que pretende imunizar toda a população, em um teste em massa da eficácia da vacina
Os primeiros moradores de Serrana, no interior de São Paulo, receberam nesta quarta-feira (17) a dose da CoronaVac. A cidade integra o projeto S com o objetivo de imunizar 30 mil pessoas acima de 18 anos, em um projeto-piloto que vai avaliar o efeito da vacinação em massa. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), acompanhou o início da campanha.
A aplicação da dose será feita em nove escolas do município e já tem fila de espera na manhã desta quarta. Só não serão vacinadas crianças, adolescentes, grávidas e lactantes. Segundo o governador, as 60 mil doses já estão separadas e são exclusivas para o estudo.
"Vocês estão testemunhando um momento histórico na vida da ciência. O que está sendo feito aqui atenderá a São Paulo, ao nosso país e ao mundo, já que não há estudo semelhante em execução no planeta. Foi o Instituto Butantan, que completa 120 anos, que trouxe a vacina do Brasil, que protege e salva", afirmou Doria, em coletiva de imprensa em Serrana.
Participam do programa, 500 profissionais, alguns foram contratados para a vacinação em massa. A expectativa é de que os trabalhos durem oito semanas com a aplicação das duas doses. Para facilitar a organização, o município foi dividido em quatro regiões.
O resultado da pesquisa da eficácia da vacina em barrar a propagação do novo coronavírus deve ser conhecido em 13 semanas, segundo o Instituto Butantan.
"Estamos testando também ferramentas tecnológicas que vão ajudar no combate à pandemia no estado. Todos habitantes de Serrana poderão ter no celular a Tainá, um programa que mostra o esquema vacinal, as possíveis reações adversas, os sintomas da infecção e orientação à população sobre necessidade de atendimento médico. Podemos ampliar isso para o Brasil inteiro", revelou Dimas Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan.
A cidade foi escolhida por ser um município pequeno, mas com uma intensa circulação de pessoas. Outro estudo detectou que nenhuma cidade da região tem teste rápido disponível para covid-19 e nem liberação do resultado em 24 horas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
