Pazuello promete entregar 230 milhões de doses de vacina até 31 de julho
Ministro da Saúde declarou em reunião com governadores
Eduardo Pazuello garantiu que o Governo Federal irá entregar 230 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até o dia 31 de julho desde ano. A declaração foi dada durante uma reunião virtual no Fórum Nacional de Governadores.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número leva em conta doses da indiana Covaxin e da russa Sputnik V, que ainda estão em negociação com o Brasil, mas não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No momento o país conta com dois imunizantes sendo aplicados, a Coronavac e a de Oxford/Astrazeneca. Ainda este mês mais doses dessas vacinas vão ser entregues.
Pazuello ainda informou que espera adquirir mais durante esta semana.
Vacinação no Rio
A campanha de vacinação na cidade do Rio de Janeiro atingiu 3,6% da população do município, o que significa que mais de 240 mil pessoas foram imunizadas. A informação é do secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, que acompanhou hoje (15) a vacinação em idosos de 84 anos no macropolo de vacinação, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
No local que tem um espaço grande há atendimento com o serviço de drive-thru. “É uma ação super importante porque facilita a vida dos idosos que têm dificuldade de locomoção e também acelera o processo de vacinação na cidade como um todo”, disse o secretário. Ainda no Parque Olímpico, a aplicação das doses pode ser feita nas pessoas que chegarem a pé. Amanhã receberão a primeira dose os idosos com 83 anos.
Vacinação em SP
A partir de hoje (17), a cidade de São Paulo passará a vacinar um grupo maior de profissionais da área de saúde e correlatas. Passam a fazer parte da parcela da população prioritária para receber a imunização contra a covid-19, trabalhadores da saúde de hospitais públicos municipais e estaduais, da Rede de Atenção à Saúde Municipal, de serviços de diagnóstico que realizam coleta e análise de amostra de exames laboratoriais e de imagem para detecção da covid-19, das equipes de serviços de ambulância que fazem transporte e remoção de pacientes com covid-19, sepultadores, veloristas, cremadores e condutores de veículos funerários, além de equipes do Instituto Médico Legal, auxiliares de necrópsia, médicos legistas e atendentes de necrotério.
Já faziam parte do grupo prioritário os colaboradores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos). Também podem ser vacinados aqueles que trabalham nas Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), Serviço de Atenção Especializada (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Ambulatório de Especialidades (AE), Hospitais Dia (HD), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Crst) e Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat).