Covid-19: OMS pede doação imediata de 10 milhões de vacinas
Imunizantes serão destinados para 20 países que ainda não possuem doses para aplicar em profissionais da saúde e idosos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu à comunidade internacional que doe "imediatamente" 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para ajudar 20 países que não as possuem.
O sistema internacional Covax, que a OMS administra em conjunto com outros parceiros, "precisa imediatamente de 10 milhões de doses" para que "esses 20 países possam começar a vacinar seus profissionais da saúde e idosos nas próximas duas semanas", disse o diretor-geral da agência da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.
"Muitos países podem dar doses alterando um pouco seus planos de vacinação", afirmou. "Dez milhões de doses não é muito e está longe de ser suficiente, mas é um começo. Vamos precisar de centenas de milhões de doses adicionais nos próximos meses", completou.
No início do ano, o chefe da OMS lançou um desafio global para que a vacinação de profissionais de saúde e idosos tenha início em todos os países nos primeiros 100 dias de 2021.
Até agora, 177 países e territórios puderam iniciar a vacinação, de acordo com Tedros, especialmente graças à Covax, que distribuiu mais de 32 milhões de vacinas em 61 países.
“Faltam apenas 15 dias para o 100º dia deste ano e 36 países ainda aguardam as vacinas para poderem começar a vacinar os trabalhadores de saúde e os idosos”, disse.
Desses 36 países, 16 devem receber suas primeiras doses nos próximos 15 dias. Mas outros 20 países "esperam" pelas vacinas.
"A Covax está disposta a fornecê-los, mas não podemos dar as vacinas que não temos", afirmou. "Acordos bilaterais, proibições de exportação, nacionalismo e diplomacia sobre vacinas causaram distorções no mercado, com claras desigualdades entre oferta e demanda", completou.
O sistema internacional Covax busca abastecer este ano doses a 20% da população de cerca de 200 países e territórios, e possui um mecanismo de financiamento que visa ajudar 92 países desfavorecidos.
Veja também
Últimas notícias

General classifica sanção dos EUA a Moraes como “vergonha global”

Justiça determina suspensão de investigações sobre Samir Xaud, presidente da CBF

Após sanção dos EUA, Lula e Janja recebem ministros do STF no Alvorada

Governo Trump justifica sanções citando censura de Moraes a cidadãos e empresas dos EUA

Homem que deu 60 socos na namorada pede cela isolada: “Preservar vida”

Agricultores de Matriz de Camaragibe participam de palestra sobre empreendedorismo sustentável no segmento de alimentos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
