Covid-19: OMS pede doação imediata de 10 milhões de vacinas
Imunizantes serão destinados para 20 países que ainda não possuem doses para aplicar em profissionais da saúde e idosos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu à comunidade internacional que doe "imediatamente" 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para ajudar 20 países que não as possuem.
O sistema internacional Covax, que a OMS administra em conjunto com outros parceiros, "precisa imediatamente de 10 milhões de doses" para que "esses 20 países possam começar a vacinar seus profissionais da saúde e idosos nas próximas duas semanas", disse o diretor-geral da agência da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.
"Muitos países podem dar doses alterando um pouco seus planos de vacinação", afirmou. "Dez milhões de doses não é muito e está longe de ser suficiente, mas é um começo. Vamos precisar de centenas de milhões de doses adicionais nos próximos meses", completou.
No início do ano, o chefe da OMS lançou um desafio global para que a vacinação de profissionais de saúde e idosos tenha início em todos os países nos primeiros 100 dias de 2021.
Até agora, 177 países e territórios puderam iniciar a vacinação, de acordo com Tedros, especialmente graças à Covax, que distribuiu mais de 32 milhões de vacinas em 61 países.
“Faltam apenas 15 dias para o 100º dia deste ano e 36 países ainda aguardam as vacinas para poderem começar a vacinar os trabalhadores de saúde e os idosos”, disse.
Desses 36 países, 16 devem receber suas primeiras doses nos próximos 15 dias. Mas outros 20 países "esperam" pelas vacinas.
"A Covax está disposta a fornecê-los, mas não podemos dar as vacinas que não temos", afirmou. "Acordos bilaterais, proibições de exportação, nacionalismo e diplomacia sobre vacinas causaram distorções no mercado, com claras desigualdades entre oferta e demanda", completou.
O sistema internacional Covax busca abastecer este ano doses a 20% da população de cerca de 200 países e territórios, e possui um mecanismo de financiamento que visa ajudar 92 países desfavorecidos.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
