Prefeito de Japaratinga nomeia comandante da Guarda Municipal e órgão não existe
Gestão reconhece que houve equívoco na nomenclatura do cargo
O prefeito do município de Japaratinga, José Severino da Silva “Déo da Usina” (PTB), nomeou o comandante e o subcomandante da Guarda Municipal. Mas legalmente o órgão não existe na cidade do Litoral Norte de Alagoas. As nomeações para os cargos de comissão estão nas edições de quarta-feira (7) e desta sexta-feira (9) do Diário Oficial dos Municípios (DOM). A gestão reconhece que houve equívoco na nomenclatura do cargo e que vai fazer a correção.
O prefeito Déo da Usina nomeou no dia 4 de janeiro de 2021 Gedilson da Silva, para exercer o cargo de comandante da Guarda Municipal e fez a nomeação de Egberto José de Lima Silva para a função de subcomandante. A nomeação do principal chefe foi publicada na edição da última quarta-feira (7) do Diário Oficial dos Municípios e a do subchefe foi publicada no dia 7 de abril e também coincidentemente no dia 9 de abril.
Por meio da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Japaratinga esclareceu que na verdade as contratações feitas pela gestão municipal tratam-se para agentes de mobilidade urbana. A gestão informou também deve realizar um concurso público para a Guarda Municipal e que provavelmente o certame será realizado no ano de 2022.
Déo da Usina vem fazendo várias trocas na gestão municipal da cidade litorânea. O cargo de secretário de Administração nesses poucos meses já possui a terceira pessoa como titular, sendo agora o responsável pela pasta Kaliu Marcelo dos Santos, que é filho do prefeito.
Confira a nota da prefeitura na íntegra sobre a situação da Guarda Municipal:
A prefeitura de Japaratinga esclarece que a contratação dos agentes de mobilidade urbana foi feita após uma sinalização positiva do Ministério Público, em razão de excepcional interesse público, totalmente constitucional nos termos do artigo 37, in. IX e lei municipal , tendo em vista o início de gestão e a demanda da cidade na área de turismo, cujo fluxo é muito grande. A prefeitura de Japaratinga tem total ciência de que para estruturar uma Guarda Municipal deverá ser feito concurso público nos termos da lei federal 13.022/14. Tendo em vista as proibições impostas pela lei federal complementar 173/20, o concurso deverá ser realizado provavelmente em 2022 não havendo novas proibições. Em relação as nomeações do comandante e subcomandante da guarda municipal, a prefeitura de Japaratinga reconhece que houve um equívoco na nomenclatura do cargo, e que vai fazer a retificação, já que não há guarda municipal, e sim agentes de mobilidade urbana. Por fim, a prefeitura de Japaratinga informa que está à inteira disposição da imprensa e da população para quaisquer esclarecimento.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso após se aproximar da mãe protegida por medida judicial em Penedo
Suspeito invade residência e furta celular em Penedo
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
