Polícia resgata idosa internada em asilo por filho; homem gastava economias da mãe
Vanda emagreceu 40 quilos durante o período da internação na clínica de repouso, e tomava banho a cada dois dias.
A polícia resgatou uma idosa de 86 anos colocada em uma clínica de repouso por um dos filhos, que usava o dinheiro da mãe. A polícia abriu inquérito de sequestro e cárcere privado, e vai investigar possíveis crimes cometidos pelo filho responsável pela internação e pela dona da clínica.
Lúcida, saudável e com meios próprios de sustento, Dona Vanda Manfredine deveria ter ficado no local somente durante a recuperação da cirurgia após fraturar o fêmur. Mas foi mantida no asilo contra a sua vontade, sob a alegação de que estaria com Alzheimer.
A família da idosa, que mora no interior, entrou na Justiça para provar que Vanda não precisava de um cuidador porque não teria a doença. E descobriram, por extratos bancários, que ela estava sendo lesada pelo filho que a internou.
Leandro de Oliveira, advogado da família da idosa, relatou que o filho que a internou entrou com uma ação na Justiça sem conhecimento do irmão.
“Vários valores foram sacados da conta bancária dela. Eram pagas contas de bebidas, de boates. A gente descobriu um saque de quase R$ 200 mil, e ela tinha quase R$ 500 mil. Ela era mantida na casa de repouso para que o dinheiro dela pudesse ser usado”, contou o advogado.
O delegado do caso, Alexandre Ianovalli, contou que Vanda está lúcida e manifestava o desejo de ir embora.
Vanda emagreceu 40 quilos durante o período da internação na clínica de repouso, e tomava banho a cada dois dias. Vanda comentou que chegou a ficar amarrada.
Durante as tentativas de contato da família, a casa de repouso dizia que as visitas estavam proibidas. O contato telefônico também era controlado, e até o celular da idosa foi confiscado pela dona da clínica.
Depois de um ano e meio, dona Vanda voltou a sorrir e conta como se sentiu durante todo esse tempo. “Eu via os ônibus passando na rua e chorava, dizia: ‘meu Deus, aquela gente é livre e eu não sou livre, estou num presídio”, desabafou. “Pensei que iria sair de lá morta”.
As investigações devem seguir na 4ª Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso.
Últimas notícias
Paraquedista fica em preso em placar durante jogo de futebol americano nos EUA
Ana Castela leva tombo antes de subir no palco e brinca: 'Eu caí pela primeira vez'
Homem mata 8 crianças a tiros nos EUA; Sete eram filhas dele
Cartórios de Alagoas emitiram mais de 3,8 mil documentos na semana do ‘Registre-se!’
Arthur Lira lidera em Alagoas a Federação União Progressista, maior força política do Congresso Nacional
Alerta de gripe aviária: moradores voltam a ser flagrados com aves marinhas em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
