Máscaras contra Covid-19 ajudam a perceber problemas na audição
Proteção contra a pandemia revelam falta de leitura labial e de mímica
O uso de máscara está ajudando pessoas a identificar problemas de audição. A barreira contra o novo coronavírus evidencia dificuldades para escutar, e tem feito mais gente buscar ajuda médica. As informações são do Jornal da Band.
Com ou sem máscara, a informação é a mesma. Mas, para alguns, compreender usando máscaras fica mais difícil. E é assim que muita gente tem percebido que sofre de perda auditiva.
Muitas vezes, a perda auditiva é anterior, mas acaba evidenciada pelas barreiras impostas pela máscara.
“A gente perde toda a leitura labial e a mímica facial”, conta Lyvia Pucci, fonoaudióloga. “E muitas vezes, quando você pergunta alguma coisa, ao escutar a resposta, você olha para o rosto dela, você consegue enxergar e ao mesmo tempo ouvir o que ela está falando.”
No dia a dia, alguns sinais chamam atenção para o problema: não escutar em ambientes um pouco mais ruidosos, aumentar muito o som da TV ou do rádio para conseguir ouvir, falar alto achando que os outros não escutam. É importante buscar atendimento e tratar.
O otorrinolaringologista Roberto Alcântara Maia diz que a procura por atendimento tem aumentado – e, geralmente, com as mesmas reclamações.
Segundo Maia, pacientes mais velhos relatam dificuldades para entender o que os netos dizem, ou quando muitas pessoas falam ao mesmo tempo.
“Isso vai levando até um processo de depressão. Ela vai ficando quieta no seu canto, não quer se comunicar. Isso pode levar a distúrbios cognitivos, as demências, que acabam se acelerando, se tornando mais precoces”, descreveu o médico.
A enfermeira Mariana Silva de Oliveira tem perda auditiva. Sabe que não podemos abrir mão das máscaras. Então, se acostumou a elas.
“Eu peço para as pessoas falarem um pouco mais alto, com um pouco mais de calma. O mexer a boca tem que ser mais claro. Quando você mexe mais a boca, o som sai melhor”, contou.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
