Alagoas

Secretário afirma que AL receberá reabastecimento de doses da vacina e testes para Covid-19 ainda esta semana

O secretário ainda reforçou a necessidade de redobrar os cuidados com a pandemia

Por 7Segundos 31/05/2021 18h06 - Atualizado em 31/05/2021 19h07
Secretário afirma que AL receberá reabastecimento de doses da vacina e testes para Covid-19 ainda esta semana
Alexandre Ayres - Foto: Carla Cleto

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres informou na noite desta segunda-feira (31), que o governo do Estado aguarda o recebimento de doses da vacina e teste para Covid-19, em Alagoas. 

De acordo com o secretário, o Ministério da Saúde confirmou a distribuição do material "A gente têm a expectativa de recebimento de novas doses na quarta-feira (02), doses do laboratório Pfizer e da AstraZeneca". 

Durante a entrevista, Alexandre Ayres também mencionou a visita que fez no último sábado (29), aos pontos de vacinação da capital. "Estive visitando pessoalmente, um ponto de vacinação da prefeitura de Maceió  e lá eu observei a ausência de cidadãos para tomar a segunda dose. A gente precisa reforçar esse entendimento e a população precisa ter essa consciência de que o esquema vacinal só fica completo se tomar a segunda dose, então é importante observar o seu cartão de vacinação e se dirigir aos pontos aqui na capital e no interior para tomar a segunda dose seja de qual laboratório for". reforçou.

Sem saber ao certo a quantidade de doses de imunizantes que serão recebidos, o secretário explicou que segue aguardando o repasse da informação pelo Ministério da Saúde. "Acredito que amanhã o Ministério da Saúde possa soltar essa pauta com o quantitativo de doses". 

Sobre os teste de covid-19 em investigação, cerca de 18 mil casos seguem em análise, sobre a demora nos resultados, Ayres pontuou que os testes não estão atrasados, são os casos que foram abertos pelos Municípios. "As notificações são realizadas no site do Ministério da Saúde (MS) de maneira transparente a gente tem apresentado para a sociedade o quantitativo de casos em aberto que ainda não foram casos em investigação isso não quer dizer que temos 18 mil casos para serem avaliados, outro ponto importante é dizer que todos os testes realizados em Alagoas desde 19 de março de 2020, foram feitos com muita transparência e principalmente com Kits que são fornecidos pelo MS. O Ministério está com dificuldade na aquisição desses kits, a nossa equipe vem entrando em contato diariamente com a equipe do MS e esses kits têm sido entregues semanalmente para Alagoas, então não há desabastecimento, nuca houve", explicou o secretário.

"O que a gente precisa nesse momento é de união, de trabalho articulado, com a Universidade Federal de Alagoas, seja com as prefeituras, com o Governo Federal, o momento é de enfrentamento a uma pandemia. Não é o momento da gente criar pânico na população ou de tentar desviar o foco do que é mais importante que é salvar vidas", concluiu.