Cultura

Até mil filmes da Cinemateca Brasileira podem já ter sido perdidos

Centenas de rolos de filmes estariam se deteriorando devido à falta de manutenção adequada, de acordo com site

Por Uol Notícias 31/05/2021 20h08
Até mil filmes da Cinemateca Brasileira podem já ter sido perdidos
Cinemateca - Foto: Reprodução/Web

A Cinemateca Brasileira está fechada há cerca de 15 meses e, devido à negligência, parte de seu acervo estaria em estado de deterioração, de acordo com o UOL.

Entre 600 e 1.000 filmes, em incontáveis números de rolos, podem já ter sido perdidos completamente, segundo a reportagem que ouviu pessoas que preferiram não se identificar, por temerem represálias.

A Cinemateca do país tem um dos maiores acervos do mundo: cerca de 90 mil filmes das mais diferentes áreas e épocas catalogados, resultando em mais de 250 mil rolos.

Conforme os ouvidos na matéria, antes mesmo de a Cinemateca fechar, centenas de filmes já estavam com o tempo de vida comprometido. Parte dos conteúdos estão digitalizados, contudo, o material original pode ter sido perdido definitivamente.

Reabertura

A expectativa é que a Cinemateca seja reaberta somente em agosto deste ano. A pedido do Ministério Público Federal, que apura o problema entre o governo e a Acerp (fundação Roquette Pinto) desde 2020, foi feita uma perícia no local semanas atrás.

A inspeção apontou vários problemas na manutenção do prédio e do acervo. Portanto, segundo o colunista Ricardo Feltrin, não seria surpresa caso a data de “agosto” atrase ainda mais.

A Secretaria de Cultura ainda não se posicionou sobre o assunto.