Porto de Pedras se prepara para comemorar 100 anos
Cidade é uma das mais importantes em história e turismo de Alagoas
O histórico município de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, se prepara para comemorar 100 anos de Emancipação Política. A cidade, que é considerada o coração da famosa Rota Ecológica dos Milagres, é uma das mais importantes em história e turismo do Estado. A data oficial é 9 de junho, mas as celebrações iniciam neste sábado (5).

O orgulho do povo portopedrense está em alta e o amor pela cidade é demonstrado pelos moradores da cidade litorânea em todas as localidades. Os turistas que visitam o município ficam encantados com tantas belezas naturais, prédios históricos e monumentos que chamam atenção.

O prefeito Henrique Vilela (MDB) está muito contente com a chegada da celebração centenária. O gestor vem comentando que esse é um momento ímpar e que ele sente-se muito orgulho e honrado por governar a cidade nesse período tão importante. Na gestão de Vilela, Porto de Pedras deu um grande salto na sua maior vocação: o turismo. A cidade é destaque internacional e a Praia do Patacho será a primeira de Alagoas a ter o selo Bandeira Azul.
Comemorações
Adotando os protocolos sanitários contra a covid-19, as comemorações começam no sábado (5), às 7h30, com o plantio simbólico de 100 árvores em bairros da cidade por crianças da Rede Municipal de Ensino. A preservação ambiental e de espécies também são marcantes na cidade litorânea e o município é considerado o santuário do peixe-boi marinho no Brasil. A abertura ainda contará com inauguração, às 9h30, do Clube de Tiro, com um torneio. À noite, às 19h, terá a sessão solene da Câmara Municipal para a entrega da Comenda Abelardo Mendes da Silva, no Ginásio Ednard dos Santos.
No domingo (6) a cidade vai contar com uma vasta programação com eventos pela manhã, tarde e noite. Destaques para inaugurações de pavimentação de várias ruas em diversos povoados, a inauguração da praça Eraldo Silva, no povoado Palmeira, e a entrega de veículos na Praça de Eventos (Centro).

A tarde de segunda-feira (7) será marcada por inaugurações de pavimentação de ruas no povoado Curtume. No período da noite, às 20h, haverá a entrega dos certificados do Cadastur e às 20h30 ocorrerá a Noite de Homenagens no Ginásio do Centro da cidade. A terça-feira (8) será marcada por inaugurações no período da tarde nos bairros Centro e Salinas. À noite, às 19h, haverá o culto evangélico no Ginásio de Esportes Ednard dos Santos.
A quarta-feira (9), o auge da festa, o festejo inicia às 5h com a alvorada (salva de tiros). Às 7h30 haverá o Hasteamento dos Pavilhões. O dia contará com importantes inaugurações como: Estação de Tratamento de Água (ETA); nova ponte turística no povoado Tatuamunha; Complexo Belmira Lins; Laboratório de Informática; Mercado Público Municipal; entre outros. Às 16h haverá a Carreta de Emancipação Tatuamunha/Centro. A festa será encerrada com show pirotécnico (19h) e a live solidária dos 100 anos (20h).
História
A localização entre o mar e uma encosta de pedras fez com que o município tivesse três nomes: Porto Real, Águas Belas e Porto de Pedras. A colonização portuguesa contribuiu para o início do povoado, a história de Porto de Pedras está ligada à de Porto Calvo. Durante a guerra, invasão e domínio, até a expulsão, os moradores de Porto de Pedras participaram do movimento contra os holandeses. Pela barra e pelo porto passavam ou ancoravam embarcações inimigas e aliadas, vindas de Recife com alimentos e munição. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Domingos Fernandes Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiando o povoado.
Por um alvará régio em 5 de dezembro de 1815, o povoado foi elevado à categoria de vila, desmembrado de Porto Calvo. Em 1864, a vila foi suprimida e anexada a Passo de Camaragibe. No ano de 1868 foi restaurada e em 1921, através da Lei 903, transformou-se em município.

Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
