Meio ambiente

Crianças plantam árvores em homenagem ao centenário de Porto de Pedras

Plantio de mudas ocorreu em várias localidades da cidade turística

Por Maurício Silva / Assessoria 05/06/2021 13h01 - Atualizado em 05/06/2021 13h01
Crianças plantam árvores em homenagem ao centenário de Porto de Pedras
Árvores são plantadas em homenagem ao centenário de Porto de Pedras - Foto: Assessoria

Crianças da rede municipal de ensino fizeram na manhã deste sábado (5) o plantio de árvores em homenagem ao centenário de Porto de Pedras. A plantação de mudas de ipê ocorreu em várias localidades da cidade turística do Litoral Norte de Alagoas. As comemorações dos 100 anos da cidade seguem até o dia 9 de junho.

A ação de educação ambiental abriu oficialmente a festa de 100 anos de Emancipação Política da cidade litorânea, que é considerada o coração da famosa Rota Ecológica dos Milagres. As crianças ficaram muito empolgadas com a iniciativa.

A pequena Kadimielly Sofia da Silva Carmo, de oito anos de idade, foi a primeira a plantar uma muda do projeto denominado “Em Porto de Pedras vá pela sombra”. A menina se sentiu feliz com o ato. “Achei muito legal. Aprendi a cuidar do meio ambiente e é importante que todos tenham essa consciência”, disse.

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, frisou que essa iniciativa abre com a chave de ouro a festa centenária. “Nada melhor de que começar plantando árvores, pensando já no futuro das nossas crianças e da nossa juventude. Fiz questão, junto com o vice-prefeito Dé Costa, para que o ponta pé inicial fosse começando plantando o ipê, que significa renovação. É isso que a gente quer e conscientizando a população e as nossas crianças de preservar a nossa natureza, que é que vai nos manter vivos por um grande tempo”, salientou.

A secretária de Educação, Márcia Cunha, foi a idealizadora do projeto e ela contou como surgiu a ideia. “Surgiu na necessidade de a gente ver que com o crescimento da cidade e a ocupação urbana, as nossas matas, os nossos coqueirais, eles têm diminuído muito e a gente quer que Porto de Pedras continue um local ecologicamente perfeito, maravilhoso. Então desenvolvemos esse projeto há dois anos. Queremos que Porto de Pedras se renove cada vez mais com um futuro promissor: que as nossas crianças tenham uma fauna, uma flora, e que as futuras gerações possam desfrutar de uma Porto de Pedras ainda melhor”, finalizou.

As 100 árvores representam os 100 anos, mas até o meio do ano serão mais de 4 mil em toda a cidade. Esse plantio também faz parte do plano de ordenamento do município e seguirá os padrões de urbanização que levam em conta distância da rua, acessibilidade para deficientes e também cumpre uma das exigências do programa Bandeira Azul, que está sendo implantado na Praia do Patacho.

Festa Centenária


A festa em alusão aos 100 anos de Porto de Pedras segue na noite deste sábado (5) com a sessão solene da Câmara Municipal para a entrega da Comenda Abelardo Mendes da Silva. No domingo (6) a cidade vai contar com uma vasta programação com eventos pela manhã, tarde e noite. Na segunda (7) haverá programação no período da tarde e noite com destaque, às 20h30, ocorrerá a Noite de Homenagens no Ginásio do Centro da cidade. Na terça (8) de tarde terá inaugurações nos bairros Centro e Salinas e à noite haverá o culto evangélico.

A quarta-feira (9), o auge da festa, o festejo inicia às 5h com a alvorada (salva de tiros). Às 7h30 haverá o Hasteamento dos Pavilhões. O dia contará com importantes inaugurações como: Estação de Tratamento de Água (ETA); nova ponte turística no povoado Tatuamunha; Complexo Belmira Lins; Laboratório de Informática; Mercado Público Municipal; entre outros. Às 16h haverá a Carreta de Emancipação Tatuamunha/Centro. A festa será encerrada com show pirotécnico (19h) e a live solidária dos 100 anos (20h).