Amazônia registra maior número de queimadas desde junho de 2007
Bioma teve 2.308 focos de incêndio no mês passado, 3% a mais do que no mesmo período de 2020, quando também houve recorde

Pelo segundo ano consecutivo, a Amazônia teve o mês de junho com o maior número de queimadas desde 2007. Foram 2.308 incêndios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em 2020, o número de queimadas foi de 2.248, ou seja, houve um crescimento de 3%.
A taxa é preocupante e se aproxima dos níveis elevados vistos no início dos anos 2000. O recorde, por exemplo, aconteceu em 2004, quando foram identificados 9.179 focos de incêndio. Na última década, no entanto, as queimadas haviam sido controladas e reduzidas, permanecendo em uma média de 1.705 focos por mês.
Os números devem aumentar com a chegada da estação mais seca na Amazônia. Nessa época, a mata derrubada em outros momentos é queimada e causa fogos em diversos locais.
Em 2019, entre os meses de agosto e setembro, a situação chegou a tomar proporções internacionais, quando autoridades de outros países se manifestaram contra o modelo de gestão da Amazônia.
A forma como o governo brasileiro trata a preservação do meio ambiente e as soluções para atenuar os impactos das queimadas são alvo de críticas de ambientalistas, ativistas e até mesmo da comunidade internacional. A preocupação pode atingir a economia brasileira, com a redução de investimentos externos no país por causa da má imagem nesse setor.
Últimas notícias

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Incêndio atinge quarto de pousada na Pajuçara

Prefeito de Olivença veta recursos aos blocos após aproximação de foliões com a oposição

Ex-vice-prefeito de Major Izidoro é nomeado para cargo na ALE-AL; salário chega a R$12 mil

Departamento Estadual de Aviação atua no resgate de vítimas de acidente na AL-105

Merendeira de Maceió concilia trabalho em CMEI com curso superior de Nutrição
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
