Amazônia registra maior número de queimadas desde junho de 2007
Bioma teve 2.308 focos de incêndio no mês passado, 3% a mais do que no mesmo período de 2020, quando também houve recorde
Pelo segundo ano consecutivo, a Amazônia teve o mês de junho com o maior número de queimadas desde 2007. Foram 2.308 incêndios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em 2020, o número de queimadas foi de 2.248, ou seja, houve um crescimento de 3%.
A taxa é preocupante e se aproxima dos níveis elevados vistos no início dos anos 2000. O recorde, por exemplo, aconteceu em 2004, quando foram identificados 9.179 focos de incêndio. Na última década, no entanto, as queimadas haviam sido controladas e reduzidas, permanecendo em uma média de 1.705 focos por mês.
Os números devem aumentar com a chegada da estação mais seca na Amazônia. Nessa época, a mata derrubada em outros momentos é queimada e causa fogos em diversos locais.
Em 2019, entre os meses de agosto e setembro, a situação chegou a tomar proporções internacionais, quando autoridades de outros países se manifestaram contra o modelo de gestão da Amazônia.
A forma como o governo brasileiro trata a preservação do meio ambiente e as soluções para atenuar os impactos das queimadas são alvo de críticas de ambientalistas, ativistas e até mesmo da comunidade internacional. A preocupação pode atingir a economia brasileira, com a redução de investimentos externos no país por causa da má imagem nesse setor.
Últimas notícias
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
