Amazônia registra maior número de queimadas desde junho de 2007
Bioma teve 2.308 focos de incêndio no mês passado, 3% a mais do que no mesmo período de 2020, quando também houve recorde
Pelo segundo ano consecutivo, a Amazônia teve o mês de junho com o maior número de queimadas desde 2007. Foram 2.308 incêndios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em 2020, o número de queimadas foi de 2.248, ou seja, houve um crescimento de 3%.
A taxa é preocupante e se aproxima dos níveis elevados vistos no início dos anos 2000. O recorde, por exemplo, aconteceu em 2004, quando foram identificados 9.179 focos de incêndio. Na última década, no entanto, as queimadas haviam sido controladas e reduzidas, permanecendo em uma média de 1.705 focos por mês.
Os números devem aumentar com a chegada da estação mais seca na Amazônia. Nessa época, a mata derrubada em outros momentos é queimada e causa fogos em diversos locais.
Em 2019, entre os meses de agosto e setembro, a situação chegou a tomar proporções internacionais, quando autoridades de outros países se manifestaram contra o modelo de gestão da Amazônia.
A forma como o governo brasileiro trata a preservação do meio ambiente e as soluções para atenuar os impactos das queimadas são alvo de críticas de ambientalistas, ativistas e até mesmo da comunidade internacional. A preocupação pode atingir a economia brasileira, com a redução de investimentos externos no país por causa da má imagem nesse setor.
Últimas notícias
Projeto de Cabo Bebeto permite pagamento do IPVA em até 10 parcelas
Cibele Moura propõe atendimento itinerante para diagnóstico de autismo em municípios de Alagoas
DMTT destaca a importância da cadeirinha infantil nas viagens de fim de ano
Três incêndios em vegetação são registrados em menos de três horas em Arapiraca
Caminhoneiro desaparecido há 12 dias é encontrado com vida em Maceió
Governo inaugura rodovia que liga o centro de Feliz Deserto à indústria de beneficiamento de coco
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
