Prefeitura de Maragogi esclarece que não houve proibição de fotografia subaquática
Nota informativa foi divulgada nesta quarta-feira
A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, emitiu uma nota informativa nesta quarta-feira (4) esclarecendo que não houve proibição dos fotógrafos subaquáticos. O prefeito Sérgio Lira e o secretário da pasta Gabriel Vasconcelos enfatizaram que jamais são contra a atividade.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que o novo Plano de Uso Público (PUP) pretende qualificar o serviço para evoluir a atividade, padronizando as regras de ordenamento e promovendo a conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
O secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito de Maragogi, Gabriel Vasconcelos, comunicou na nota que houve mudança no nome da atividade para “condutor desembarcado”, onde o profissional poderá fazer flutuação, mergulho livre, mostrar os corais para os turistas e também fazer os registros fotográficos.
A secretaria esclareceu ainda que essa mudança foi feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Confira a nota na íntegra:
NOTA INFORMATIVA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos esclarece que não houve proibição dos fotógrafos subaquáticos, mas o novo PUP (Plano de Uso Público) pretende qualificar o serviço, evoluindo assim a atividade, padronizando as regras do ordenamento e promovendo a conservação biológica na APA-Costa dos Corais. Por isso, houve mudança no nome da atividade para “condutor desembarcado”, onde o mesmo poderá fazer flutuação, mergulho livre, mostrar os corais para os turistas e também fazer os registros fotográficos. Este será credenciado através de edital de condutor de visitante. A motivação para essa mudança por parte do ICMBio foi tentar tirar o foco do serviço na fotografia e buscar coibir o uso de comida ou ração para atrair os peixes, tendo em vista que esta prática se mostrou com potencial de desequilíbrio ambiental, prejudicando nossa natureza, o que não podemos deixar acontecer.
O Secretário de Meio Ambiente e o prefeito Sérgio Lira deixam claro que jamais foram contra os fotógrafos subaquáticos, reafirmando que farão o possível para que os fotógrafos não sejam prejudicados, garantindo assim o sustento das famílias que dependem diretamente desta atividade.
Atenciosamente,
Gabriel Vasconcelos
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Militar é acionada para falsa ocorrência de sequestro em hospital de Arapiraca
Homem é atingido no queixo por pedrada durante agressão sem motivação aparente em Arapiraca
Sob liderança de Arthur Lira, reforma tributária entra em fase de testes
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
