Meio ambiente

Prefeitura de Maragogi esclarece que não houve proibição de fotografia subaquática

Nota informativa foi divulgada nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 04/08/2021 08h08
Prefeitura de Maragogi esclarece que não houve proibição de fotografia subaquática
Ontem, o prefeito e o vice se reuniram com a Associação dos Mergulhadores - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, emitiu uma nota informativa nesta quarta-feira (4) esclarecendo que não houve proibição dos fotógrafos subaquáticos. O prefeito Sérgio Lira e o secretário da pasta Gabriel Vasconcelos enfatizaram que jamais são contra a atividade.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que o novo Plano de Uso Público (PUP) pretende qualificar o serviço para evoluir a atividade, padronizando as regras de ordenamento e promovendo a conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

O secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito de Maragogi, Gabriel Vasconcelos, comunicou na nota que houve mudança no nome da atividade para “condutor desembarcado”, onde o profissional poderá fazer flutuação, mergulho livre, mostrar os corais para os turistas e também fazer os registros fotográficos.

A secretaria esclareceu ainda que essa mudança foi feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Confira a nota na íntegra:

NOTA INFORMATIVA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos esclarece que não houve proibição dos fotógrafos subaquáticos, mas o novo PUP (Plano de Uso Público) pretende qualificar o serviço, evoluindo assim a atividade, padronizando as regras do ordenamento e promovendo a conservação biológica na APA-Costa dos Corais. Por isso, houve mudança no nome da atividade para “condutor desembarcado”, onde o mesmo poderá fazer flutuação, mergulho livre, mostrar os corais para os turistas e também fazer os registros fotográficos. Este será credenciado através de edital de condutor de visitante. A motivação para essa mudança por parte do ICMBio foi tentar tirar o foco do serviço na fotografia e buscar coibir o uso de comida ou ração para atrair os peixes, tendo em vista que esta prática se mostrou com potencial de desequilíbrio ambiental, prejudicando nossa natureza, o que não podemos deixar acontecer.

O Secretário de Meio Ambiente e o prefeito Sérgio Lira deixam claro que jamais foram contra os fotógrafos subaquáticos, reafirmando que farão o possível para que os fotógrafos não sejam prejudicados, garantindo assim o sustento das famílias que dependem diretamente desta atividade.

Atenciosamente,

Gabriel Vasconcelos

Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.