Japaratinga realiza VII Conferência de Assistência Social
Evento ocorreu nesta quarta-feira (11), no auditório de um hotel, no Centro da cidade

A Prefeitura de Japaratinga, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O prefeito José Severino da Silva (Déo) participou do evento, que ocorreu nesta quarta-feira (11), no auditório de um hotel, no Centro da cidade do Litoral Norte de Alagoas.
Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a conferência teve o objetivo de fortalecer e reafirmar a assistência social como política garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários.
As conferências ocorrem a cada dois anos e são uma oportunidade para população e a gestão avaliarem as políticas de assistência no município e no Brasil, e o mais importante, propor mudanças para a melhoria dos serviços.
A palestra foi ministrada pela conferencista Rita Vieira, que ressaltou que a política de assistência social não é um favor, ou uma ajuda aos usuários, mas um direito constituído em lei, e que precisa da participação efetiva da sociedade, para que sejam aperfeiçoados.
Os participantes foram divididos em 5 grupos, denominados de eixos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a questão dos direitos socioassistenciais no enfretamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Ainda foram discutidos pelos eixos: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; Atuação do SUAS em situação de calamidade pública e Emergências.
O prefeito Déo agradeceu o empenho de todos na realização do evento. “Muito obrigado a todos pelo trabalho que está sendo realizado aqui em Japaratinga. Peço que vocês se doem ainda mais, pois quem vai à Assistência Social, precisa de todo o carinho e respeito. Que Deus abençoe a todos!”
O vice-prefeito Jailton Santos "Jal" parabenizou a equipe da assistência pelos trabalhos que estão sendo desenvolvido e comemorou os avanços da gestão, em tão pouco tempo de governo.
A secretária de Assistência Social, Maria da Glória, destacou os desafios que encontra diariamente na condução da pasta. “São muitos desafios, mas graças a minha equipe, estamos avançando para ajudar a todos os necessitados. Ainda há muita gente na extrema pobreza, e são a essas pessoas que vamos nos dedicar ainda mais. Sou grata a Deus pela oportunidade de contribuir para melhorar a vida da nossa gente”.
Outras autoridades também estiveram na conferência: o presidente da Câmara de Vereadores, Ir Silvinho, e o vice presidente Mequinho da Cícera; a secretária de Educação, Zeza Pereira; a secretária de Saúde, Maria do Carmo; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Isamarques Ataide; além de representantes da sociedade civil organizada e do governo municipal.
O evento foi abrilhantado com a apresentação do grupo de dança cultural, formado por alunas da rede municipal de ensino.
Ao final, as propostas foram apresentadas e votadas pelos delegados, e foram eleitos os representantes de Japaratinga que irão participar da Conferência Estadual, ainda sem data definida.
Veja também
Últimas notícias

HGE registra quase 300 atendimentos no feriadão de São João e concede 148 altas

Homem é preso por agredir adolescente com tapas e chutes no Centro de Maceió

Inmet emite alerta de chuvas para 25 municípios de Alagoas

Polícia prende suspeito de ameaçar ex-companheira durante disputa pela guarda do filho

Polícia prende homem suspeito de tentar envenenar esposa em São José da Tapera

Sine Maceió inscreve candidatos para 90 vagas para Operador de Produção
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
