Prefeitura não contribui com festa de padroeiro e gera polêmica em Novo Lino
Festejo de São José inicia na próxima sexta-feira
A tradicional Festa de São José em Novo Lino esse ano não conta com a contribuição da Prefeitura Municipal e o fato gerou muita polêmica na cidade alagoana. Mesmo assim, a festividade do padroeiro do município inicia nesta sexta-feira (10) e promete ser uma das mais bonitas da história.
Tradicionalmente, a festa de São José ocorre no mês de março em Novo Lino, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, o festejo religioso teve que ser reagendado para o mês de setembro. Como acontece em todo o Brasil, as prefeituras mantêm a tradição de colaborar com a festividade, mas esse ano em Novo Lino a gestão da prefeita Marcela Gomes optou por não fazer a contribuição.
Na missa do dia 29 de agosto, o pároco André de Queiroz Albuquerque relatou a situação aos fiéis. A informação que a prefeitura não iria colaborar com a festa gerou muita polêmica na cidade e deixou muitos católicos revoltados com a situação. Mas o padre garantiu a realização da festa independente de qualquer coisa.
No dia 30 de julho a paróquia encaminhou oficio à prefeitura solicitando a contribuição da gestão em custos como a decoração da igreja, os fogos, o andor e a contribuição com a taxa aos padres para os dias da celebração. O ofício foi respondido datado de 11 de agosto, mas segundo André de Queiroz Albuquerque, o documento chegou à paróquia apenas no fim de agosto com a resposta que não seria possível a contribuição.
A reposta da prefeitura
A prefeitura deu a seguinte resposta no ofício nº 116/2021: “Cumprimentando-o, a Prefeitura Municipal de Novo Lino – AL, vem a presença de Vossa Senhoria, informar que infelizmente a Administração Pública Municipal não poderá arcar com os custos solicitados para a festa de São José, padroeiro da Cidade, isso porque a Administração Municipal já planejou administrativa e financeiramente todos os eventos públicos até o final do ano de 2021. Portanto, tendo em vista que a festividade de São José é realizada no mês de março de todos os anos, e não em setembro, não houve a inclusão no planejamento anual”.
O documento assinado pela prefeita Marcela Gomes ainda cita o seguinte: “Ademais, o Município de Novo Lino somente foi comunicado sobre a modificação da data da festividade em 30 de julho de 2021, não havendo mais possibilidade de adequar o planejamento atual para incluir a solicitação de Vossa Senhoria”. O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura para saber mais detalhes, mas até a publicação da matéria não foi enviada nenhuma resposta.
Festa vai acontecer
A opção da gestão municipal por não colaborar com a festa do padroeiro da cidade revoltou muitos fiéis (foi a primeira vez que isso ocorreu), mas o padre André de Queiroz Albuquerque garantiu na missa do 29 de agosto que o festejo será realizado e já divulgou a programação que vai de 10 a 19 de setembro no município. A festividade é uma das mais tradicionais da região e atrai milhares de católicos.
Na missa do último domingo de agosto, muitos fiéis gravaram as palavras do padre e um trecho ele cita: “Vamos mostrar que essa será a mais bonita Festa de São José que já aconteceu na nossa paróquia porque nós não dependemos de humanos, nós dependemos de Deus. É este mesmo Deus que vai fazer com o que o brilho, que a sua luz resplandeça nestas nove noites de festa que nós vamos fazer, vamos fazer com a graça de Deus” afirmou o pároco durante o ato religioso.
O 7Segundos também procurou a comunicação da Arquidiocese de Maceió para tratar do assunto, mas o órgão solicitou que entrasse em contato com o padre. Em contato com o padre André de Queiroz Albuquerque, ele preferiu manter o silêncio sobre o assunto e disse que o que tinha de falar já foi dito para a comunidade dias atrás.
A programação
A festa inicia na próxima sexta-feira (10) com a procissão da bandeira, saindo da residência do senhor Eduardo Sales, às 18h, em seguida começa a novena, logos após a Missa de Abertura. Todos os dias da festa, às 18h30, terá a recitação do Santo Terço, em seguida a novena, às 19h, e logo após a Santa Missa. No dia 19, às 17h, encerrará com a Missa solene sob a presidência do Côn. Severino Fernando, em seguida, terá uma carreata pelas principais ruas da cidade, com a imagem do padroeiro. Retornando a Igreja Matriz, onde será dada a benção do Santíssimo Sacramento, encerrando a solenidade.
Veja também
Últimas notícias
Gabarito oficial do Enem sai na quinta-feira (13)
Feira da Agricultura Familiar e do Cooperativismo chega à sua 2ª edição
COP30: negociações começam após acordo sobre a Agenda de Ações
Sevidores da Prefeitura de Maceió precisam abrir contas no BRB para recebimento de salários
Ronaldo Lessa participa da entrega de 156 títulos de propriedade em Maribondo
Polícia Civil apura circunstâncias de acidente que vitimou radialista no Agreste de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
