Técnicos pedem fim de intervalo entre doses da gripe e da Covid
Grupo do Ministério da Saúde pretende eliminar o prazo de 14 dias para aumentar a adesão vacinal
Para aumentar a adesão à Campanha Nacional de Imunização contra Gripe, técnicos do Ministério da Saúde querem eliminar o intervalo de duas semanas entre aplicações das vacinas contra a gripe e a Covid-19, possibilitando que ambas as doses possam ser recebidas no mesmo dia por quem procurar os postos médicos. A pasta acatará a recomendação e a expectativa é que uma nota técnica saia nos próximos dias, oficializando a alteração.
“A Câmara Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai) apresentou um estudo mostrando que não há problema em lançar mão dessa estratégia [de intervalo entre as diferentes imunizações]”, afirmou o ministro-substituto da Saúde, Rodrigo Cruz, nesta segunda-feira (27).
O objetivo, segundo Cruz, é “aproveitar que o cidadão que ja está no posto para tomar a segunda dose da (vacina contra a) Covid receba também a da gripe”, aumentado, assim, a adesão. A recomendação valerá para todas as faixas etárias do público incluído nas campanhas.
“Em breve soltaremos a nota técnica com todas as recomendações e o posicionamento oficial do ministério”, reiterou Cruz, sinalizando a concordância com a alteração proposta pela Cetai. A previsão é que essa publicação seja feita ainda esta semana, oficializando a eliminação do prazo entre as doses. Atualmente, a pasta recomenda 14 dias de diferença entre as duas imunizações.
Dose de reforçoOutro assunto tratado na última reunião da Cetai foi a ampliação da dose de reforço contra a Covid para os profissionais de saúde. A novidade já foi anunciada pelo ministro Marcelo Queiroga, mas ainda precisa ser oficializada em publicação no Diário Oficial da União.
Segundo Cruz, a Janssen deve ser incluída no rol de possibilidades para servir de dose reforço, o que ainda não ocorreu por falta de um cronograma que assegure a oferta da vacina no Brasil. “Hoje, o que a gente tem disponível para as doses de reforço são as vacinas da Pfizer. São essas que a gente vai disponibilizar. Tão logo a gente tenha o cronograma de entrega de Janssen, elas poderão ser utilizadas como dose de reforço”, explicou o ministro-substituto.
A Janssen ainda não disponibilizou o cronograma de entregas oficial, mas Rodrigo Cruz adiantou que essa informação deve estar nas mãos da pasta ainda esta semana. Ele adiantou, no entanto, que a previsão é de entregas no último trimestre do ano.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
