Política

População de Porto Calvo se despede do ex-prefeito Jorge Cordeiro

Ex-gestor da cidade foi sepultado nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 06/10/2021 17h05 - Atualizado em 06/10/2021 17h05
População de Porto Calvo se despede do ex-prefeito Jorge Cordeiro
Velório ocorreu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação - Foto: Isac Silva/7Segundos

A população de Porto Calvo se despediu, no fim da tarde desta quarta-feira (6), com muita comoção do ex-prefeito Jorge Alves Cordeiro. O corpo foi velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, no Centro da cidade, e depois levado em cortejo fúnebre para o sepultamento no Cemitério Municipal Santa Luzia. O político morreu aos 86 anos de idade, na tarde desta terça-feira (5), em um hospital particular de Maceió em decorrência de problemas de saúde.

O velório e o sepultamento do ex-prefeito foram marcantes na histórica cidade e um grande número de pessoas compareceu as duas cerimônias. Familiares, amigos, políticos de toda a região e admiradores se despediram do empresário que marcou época no município do Norte de Alagoas.

A atual prefeita Eronita Sposito esteve na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação e teceu comentários sobre o ex-gestor. “O seu Jorge era um grande empresário na nossa cidade, trabalhou muito como empresário e enquanto gestor também fez uma boa gestão. Hoje Porto Calvo está de luto por perder uma pessoa importante como ele”, ressaltou.

O ex-prefeito David Pedrosa também fez elogios a Jorge Cordeiro. “A cidade está muito triste. Seu Jorge além de ser ex-prefeito era um empresário. Criou sua família em Porto Calvo. Passou oito anos na prefeitura e deixou lembranças boas. Foi um cidadão quando assumiu a prefeitura moralizou a administração pública, colocando salários em dia, gerando empregos e hoje Porto Calvo perde um grande cidadão”, ressaltou.

Jorge Cordeiro governou a cidade por duas oportunidades: 1997-2000 e 2001-2004. Ele foi um dos grandes políticos da cidade dos últimos 40 anos, sendo candidato a prefeito por várias oportunidades e a última vez que disputou um pleito foi no ano de 2008.

Além de ter sido prefeito de Porto Calvo por duas vezes, ele também construiu uma grande história empresarial no município do Norte de Alagoas. Ele ficou muito conhecido por ser o gestor que moralizou a cidade, organizando o funcionalismo público, realizando concurso público e fazendo obras relevantes para o município como a construção da Escola Municipal Deputada Ceci Cunha, a municipalização do abastecimento de água, entre tantas outras.

Jorge Alves Cordeiro é natural da cidade de Belém de Maria, no interior de Pernambuco, mas seu coração sempre bateu muito forte por Porto Calvo, onde construiu uma grande história política e empresarial. A Prefeitura de Porto Calvo decretou três dias oficiais de luto. Ele deixa a esposa Rachel Moreira Alves, filhos, netos e bisnetos.