'Ele amava Porto Calvo', afirma viúva do ex-prefeito Jorge Cordeiro
Político será sepultado nesta quarta-feira
O ex-prefeito Jorge Alves Cordeiro era natural de Belém de Maria, mas o seu amor por Porto Calvo não tem comparação com o da cidade do interior de Pernambuco. A viúva do ex-gestor, Rachel Moreira Alves, ressaltou o amor que o empresário tinha pelo município que ele governou por duas oportunidades: 1997-200 e 2001-2004. O político de 86 anos de idade morreu nesta terça-feira (5) e será sepultado nesta quarta-feira (6) na terra alagoana que ele tanto amava.
A ex-primeira dama de Porto Calvo comentou em depoimento ao 7Segundos sobre o amor que o ex-gestor tinha pela cidade que governou. Rachel Moreira Alves também afirmou que Jorge Cordeiro era um ótimo marido, pai e amigo. Ressaltou ainda a vontade e os feitos que conquistou para Porto Calvo e o lado trabalhador e corajoso do esposo.

Rachel Moreira Alves frisou que as duas administrações de Jorge Cordeiro foram marcantes em Porto Calvo. "Antes de ele ser prefeito, quem deveria ganhar salário mínimo recebia apenas 20% do salário e ele honrou com a promessa que fez no palanque. Ele disse: 'Se eu me eleger todo mundo vai ganhar ao menos o mínimo do piso salarial' e as pessoas nem acreditavam. Então: varredoura de rua, serviçal, merendeira, todos passaram a ganhar ao menos o piso salarial e as pessoas ficaram encantadas", destacou.
Outra conquista de Jorge Cordeiro foi a municipalização do abastecimento de água. "Colocou água em Porto Calvo. Era um sonho nosso a água em Porto Calvo. Tinha a Casal, mas era uma água péssima e o abastecimento era precário", relatou ela que também ocupou o cargo de secretária municipal de Eduação.

A viúva do ex-prefeito destacou outras grandes obras de Jorge Cordeiro. "Construiu a Escola Ceci Cunha; construiu um ginásio de esportes na Mangazala; a Escola da Mangazala (Domingos Fernandes Calabar); construiu o Centro de Assistência ao Idoso (atualmente Cras); reformou várias escolas; ampliou os PSF's. Enfim, o que ele pôde fazer pela cidade ele fez. Ele amava Porto Calvo como se fosse sua terra natal", afirmou.

Marido
Rachel Moreira Alves também destacou o lado marido de Jorge Cordeiro. "Como marido não era perfeito porque perfeito só Deus. A gente tinha as divergências da gente. Mas perdi um amigo, perdi um patrão, perdi o meu amor, o meu amado de 50 anos de relacionamento. Tinha as falhas dele, mas era uma pessoa preocupada comigo, com os filhos, com os filhos do primeiro relacionamento, com a ex-mulher dele", disse.
Empreendedor
O ex-gestor era um empreendedor nato e muito trabalhador. "Era um empreendedor: trabalhava muito, muito, muito... Ele tinha coragem pra tudo: pra trabalhar, pra lutar pela vida, não tinha preguiça de trabalhar. Trabalhava demais, demais", concluiu.
Velório e sepultamento
O corpo de Jorge Alves Cordeiro está sendo velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, no Centro de Porto Calvo. Após a missa programada para 15h, o corpo sai em cortejo fúnebre em direção ao Cemitério Municipal Santa Luzia. Ele deixa a esposa Rachel Moreira Alves, filhos, netos e bisnetos.

Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
