Política

'Ele amava Porto Calvo', afirma viúva do ex-prefeito Jorge Cordeiro

Político será sepultado nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 06/10/2021 14h02 - Atualizado em 07/10/2021 07h07
'Ele amava Porto Calvo', afirma viúva do ex-prefeito Jorge Cordeiro
Jorge Cordeiro e Rachel Moreira Alves formavam um casal muito querido em Porto Calvo - Foto: Reprodução / Facebook

O ex-prefeito Jorge Alves Cordeiro era natural de Belém de Maria, mas o seu amor por Porto Calvo não tem comparação com o da cidade do interior de Pernambuco. A viúva do ex-gestor, Rachel Moreira Alves, ressaltou o amor que o empresário tinha pelo município que ele governou por duas oportunidades: 1997-200 e 2001-2004. O político de 86 anos de idade morreu nesta terça-feira (5) e será sepultado nesta quarta-feira (6) na terra alagoana que ele tanto amava.

A ex-primeira dama de Porto Calvo comentou em depoimento ao 7Segundos sobre o amor que o ex-gestor tinha pela cidade que governou. Rachel Moreira Alves também afirmou que Jorge Cordeiro era um ótimo marido, pai e amigo. Ressaltou ainda a vontade e os feitos que conquistou para Porto Calvo e o lado trabalhador e corajoso do esposo.

Rachel destacou a pessoa que era Jorge Cordeiro. Foto: Isac Silva

Rachel Moreira Alves frisou que as duas administrações de Jorge Cordeiro foram marcantes em Porto Calvo. "Antes de ele ser prefeito, quem deveria ganhar salário mínimo recebia apenas 20% do salário e ele honrou com a promessa que fez no palanque. Ele disse: 'Se eu me eleger todo mundo vai ganhar ao menos o mínimo do piso salarial' e as pessoas nem acreditavam. Então: varredoura de rua, serviçal, merendeira, todos passaram a ganhar ao menos o piso salarial e as pessoas ficaram encantadas", destacou.

Outra conquista de Jorge Cordeiro foi a municipalização do abastecimento de água. "Colocou água em Porto Calvo. Era um sonho nosso a água em Porto Calvo. Tinha a Casal, mas era uma água péssima e o abastecimento era precário", relatou ela que também ocupou o cargo de secretária municipal de Eduação. 

Familiares e amigos lamentam morte do ex-prefeito. Foto: Isac Silva

A viúva do ex-prefeito destacou outras grandes obras de Jorge Cordeiro. "Construiu a Escola Ceci Cunha; construiu um ginásio de esportes na Mangazala; a Escola da Mangazala (Domingos Fernandes Calabar); construiu o Centro de Assistência ao Idoso (atualmente Cras); reformou várias escolas; ampliou os PSF's. Enfim, o que ele pôde fazer pela cidade ele fez. Ele amava Porto Calvo como se fosse sua terra natal", afirmou.

Jorge Cordeiro era uma pessoa muito querida na cidade. Foto: Isac Silva

Marido

Rachel Moreira Alves também destacou o lado marido de Jorge Cordeiro. "Como marido não era perfeito porque perfeito só Deus. A gente tinha as divergências da gente. Mas perdi um amigo, perdi um patrão, perdi o meu amor, o meu amado de 50 anos de relacionamento. Tinha as falhas dele, mas era uma pessoa preocupada comigo, com os filhos, com os filhos do primeiro relacionamento, com a ex-mulher dele", disse.

Empreendedor

O ex-gestor era um empreendedor nato e muito trabalhador. "Era um empreendedor: trabalhava muito, muito, muito... Ele tinha coragem pra tudo: pra trabalhar, pra lutar pela vida, não tinha preguiça de trabalhar. Trabalhava demais, demais", concluiu.

Velório e sepultamento

O corpo de Jorge Alves Cordeiro está sendo velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, no Centro de Porto Calvo. Após a missa programada para 15h, o corpo sai em cortejo fúnebre em direção ao Cemitério Municipal Santa Luzia. Ele deixa a esposa Rachel Moreira Alves, filhos, netos e bisnetos.

Corpo está sendo velado na Igreja Matriz. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*