Política

Sérgio Lira discute ações do turismo nos municípios com ministro Gilson Machado

Encontro ocorreu em Brasília

Por Maurício Silva 15/10/2021 07h07 - Atualizado em 15/10/2021 15h03
Sérgio Lira discute ações do turismo nos municípios com ministro Gilson Machado
Sérgio Lira e Gilson Machado se reuniram em Brasília - Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), participou de uma reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, para debater o fortalecimento do setor nos municípios brasileiros. O encontro em Brasília ocorreu nesta quinta-feira (14).

Sérgio Lira esteve acompanhado da equipe técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para debater ações da área com o ministro. O encontro na sede do Ministério do Turism (MTur) serviu para fortalecer o setor que é um dos pilares da economia.

O ministro Gilson Machado Neto fez uma postagem nas redes sociais sobre a reunião. “Recebi no meu gabinete representantes de cidades que são ícones de destinos turísticos do nosso país: o prefeito de Maragogi (AL), Sérgio Lira; o secretário municipal de Articulação Política de Ipojuca (PE), Carlos Eduardo Machado; o deputado Sanderson junto com a diretora da FESTURIS (Gramado/RS), Marta Rossi. E assim seguimos nossa missão de fortalecer o turismo e transformar esse setor tão importante em um dos pilares da nossa economia!”, destacou.

Na oportunidade, os representantes da CNM ressaltaram a importância do Ofício 283/2021, de 11 de outubro de 2021, elaborado pela Confederação e direcionado ao MTur, que trata da atualização do “Mapa do Turismo Brasileiro”, prevista para 2021 e a modernização do Programa de Regionalização do Turismo.

A confederação frisou que o documento reflete a preocupação dos gestores municipais quanto aos critérios para categorização dos Municípios; a revisão do papel dos Estados, como representantes do MTur, na construção das governanças locais e da atuação dos Interlocutores da Regionalização do Turismo, para que estes sejam efetivamente facilitadores da implantação das Políticas; a modernização do Programa de Regionalização do Turismo, dentre outros assuntos.