Educação

Sérgio Lira anuncia retorno de todas turmas da Educação de Maragogi

Volta hibrida está agendada para o dia 5 de julho

Por Maurício Silva 25/06/2021 07h07 - Atualizado em 25/06/2021 15h03
Sérgio Lira anuncia retorno de todas turmas da Educação de Maragogi
Prefeito Sérgio Lira concedendo entrevista em seu gabinete ao jornalista Maurício Silva - Foto: Isac Silva/7Segundos

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), anunciou em entrevista exclusiva ao 7Segundos, que todas as turmas da Rede Municipal de Educação voltam à sala de aula, de forma hibrida, a partir do dia 5 de julho de 2021. O retorno das atividades escolares nas unidades de ensino da cidade do Litoral Norte de Alagoas começou gradualmente no dia 19 de abril desse ano.

O retorno hibrido das aulas presenciais em Maragogi se tornou modelo de sucesso no Estado
. Desde 19 de abril até o início de junho, nenhum aluno tinha testado positivo para o novo coronavírus. O gestor confirmou que até a Educação Infantil voltam as atividades.

Sérgio Lira foi o principal defensor na Associação dos Municípios Alagoas (AMA) para que todos os profissionais da Educação fossem incluídos nos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19. “Acima de 18 anos aqui em Maragogi todos da Educação foram vacinados. Isso me proporciona o conforto de anunciar que pela primeira vez no dia 5 de julho estamos abrindo tudo [educação]: com segurança, com protocolo sanitário”, afirmou.

O gestor disse que esse período sem aulas presenciais causou um prejuízo incalculável. “Porque o prejuízo, foi isso que me fez focar nisso, das pessoas que perdem dois anos da educação, pode ser para sempre. É um grande atraso. Eu não posso ser conivente com esse tipo de situação”, frisou.

Mesmo com a pandemia, Sérgio Lira comemora que o número de alunos matriculados cresceu em Maragogi. “Discuto muito, agora na atualidade, a busca ativa de alunos. O combate a evasão escolar com plataforma da Unicef, que compõe o selo, a gente está avançando muito. A educação vai ter um salto de qualidade. Os professores estão muito empolgados com uma grande força de trabalho para a educação. Os pais estão querendo, as crianças também e a minha equipe também. Vamos ter um salto no número de alunos e vamos ultrapassar 7 mil”, contou.

Maragogi é o único município da Região Norte do Estado a ter aulas presenciais na atualidade. Os protocolos adotados para o retorno foram orientados por técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Já estão estudando de forma hibrida estudantes do 9º, 8º, 7º, 5º, 4º e 3º ano.