Saúde

Semana Rosa marcará ações do Outubro Rosa em Japaratinga

As atividades serão realizadas no Posto de Saúde central de 25 a 29 de outubro.

Por Assessoria 22/10/2021 15h03
Semana Rosa marcará ações do Outubro Rosa em Japaratinga
Semana Rosa marcará ações do Outubro Rosa em Japaratinga - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Japaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover a Semana Rosa, em alusão ao Outubro Rosa. A campanha tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. As atividades serão realizadas no Posto de Saúde central de 25 a 29 de outubro.

Serão ofertados os seguintes serviços: ultrassonografia, citologia, colposcopia, mamografia, testes rápidos, atendimento odontológico. Além desses serviços as mulheres também terão atendimento com fisioterapeutas: ventosa e agulhamento a seco, e com psicólogos, podólogos e nutricionistas.

O agendamento é feito com os agentes de saúde e a Secretaria de Saúde vai sortear brindes para as mulheres que participarem das palestras, dinâmicas e toda a programação preparada com muito carinho.

Procure o seu agente de saúde e agende os serviços. Prevenir é o melhor remédio! Cuide-se!

Outubro Rosa

A campanha é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama.