Senador quer que STF investigue fala de Bolsonaro sobre Covid e HIV
Declaração do presidente da República, que é falsa, foi dada durante a live transmitida na última quinta-feira (21)
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou requerimento para que o STF (Supremo Tribunal Federal) investigue a informação falsa feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que relacionou a vacina da Covid-19 ao desenvolvimento da Aids.
O documento, protocolado na CPI da Covid, pretende enviar a declaração ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news que tramita na Suprema Corte, “para exame do potencial cometimento dos crimes, determinando a retirada do conteúdo do ar e adotando demais providências que entender pertinente”.
Em live transmitida na última quinta-feira (21), Bolsonaro relacionou a vacina contra a Covid-19 ao desenvolvimento da Aids. "Relatórios oficiais do Governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados [...] estão desenvolvendo a síndrome de imonudeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto", disse o chefe do Executivo.
A informação dada por Bolsonaro, contudo, não procede. Em nota, o Comitê Científico de HIV/Aids da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) afirmou que "não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a Covid-19 e o desenvolvimento de síndrome da imunodeficiência adquirida". Inclusive, ressaltou que pessoas que vivem com HIV/Aids devem ser completamente vacinadas contra a Covid-19 e reforça para a necessidade de recorrer à dose de reforço. "Repudiamos toda e qualquer notícia falsa que circule e faça menção a esta associação inexistente", finalizou.
A oposição informou, também nesta segunda-feira (25), que vai entrar com notícia-crime, junto ao STF, contra Bolsonaro. A informação foi publicada nas redes sociais pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), líder do PSOL na Câmara dos Deputados.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
