Senador quer que STF investigue fala de Bolsonaro sobre Covid e HIV
Declaração do presidente da República, que é falsa, foi dada durante a live transmitida na última quinta-feira (21)
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou requerimento para que o STF (Supremo Tribunal Federal) investigue a informação falsa feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que relacionou a vacina da Covid-19 ao desenvolvimento da Aids.
O documento, protocolado na CPI da Covid, pretende enviar a declaração ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news que tramita na Suprema Corte, “para exame do potencial cometimento dos crimes, determinando a retirada do conteúdo do ar e adotando demais providências que entender pertinente”.
Em live transmitida na última quinta-feira (21), Bolsonaro relacionou a vacina contra a Covid-19 ao desenvolvimento da Aids. "Relatórios oficiais do Governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados [...] estão desenvolvendo a síndrome de imonudeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto", disse o chefe do Executivo.
A informação dada por Bolsonaro, contudo, não procede. Em nota, o Comitê Científico de HIV/Aids da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) afirmou que "não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a Covid-19 e o desenvolvimento de síndrome da imunodeficiência adquirida". Inclusive, ressaltou que pessoas que vivem com HIV/Aids devem ser completamente vacinadas contra a Covid-19 e reforça para a necessidade de recorrer à dose de reforço. "Repudiamos toda e qualquer notícia falsa que circule e faça menção a esta associação inexistente", finalizou.
A oposição informou, também nesta segunda-feira (25), que vai entrar com notícia-crime, junto ao STF, contra Bolsonaro. A informação foi publicada nas redes sociais pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), líder do PSOL na Câmara dos Deputados.
Veja também
Últimas notícias
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
