Turismo

Jangadeiros de Porto de Pedras são certificados como condutores responsáveis

Curso teve a parceria do Instituto Yandê

Por 7Segundos, com Assessoria 01/11/2021 15h03
Jangadeiros de Porto de Pedras são certificados como condutores responsáveis
Jangadeiros de Porto de Pedras são certificados como condutores responsáveis - Foto: Assessoria

A Secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras encerrou mais um curso de capacitação para os jangadeiros, principalmente os que trabalham também na atividade turística. O curso de Conduta Responsável, teve a parceria do Instituto Yandê, com apoio da Prefeitura Municipal que manteve plantões noturnos e no final de semana para inscrever o maior número de condutores.

Segundo a secretária Flávia Rego, o curso é requisito obrigatório para os que trabalham nas piscinas naturais. Os principais temas abordados nas aulas foram atendimento ao cliente, biodiversidade, contexto socio cultural e legislação ambiental. O projeto estimula de maneira significativa a promoção do turismo ecológico e responsável, por meio do ordenamento do uso público da Unidade de Conservação (UC).

Os instrutores do curso Rafael Lustosa, Diego Santos e Bruno Torres são certificados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e mostraram como a contribuição deles é importante para a gestão da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), principalmente o ordenamento da visitação às piscinas naturais.

O objetivo de realizar no horário noturno foi garantir a participação dos jangadeiros sem atrapalhar as atividades diurnas. A secretaria de Meio Ambiente estuda a abertura de novas turmas para assegurar que todos os jangadeiros tenham o certificado e a permissão de trabalho.

Os condutores precisam ter a responsabilidade do turismo seguro, dentro das normas previstas pela lei aquaviária e toda a política de preservação ambiental, entre elas, a de ter os cuidados necessários com o peixe boi marinho, animal em extinção, e que tem sua base de reprodução em Porto de Pedras.

Edital para credenciamento

O ICMBio Costa dos Corais publicou edital para credenciamento de condutores de visitantes embarcados na APA Costa dos Corais (Edital 02/2021) e para embarcações de transporte aquaviários de passageiros para fins turísticos (Edital 03/2021). Pessoas físicas e jurídicas interessadas na prestação destes serviços devem realizar o cadastro no portal do governo federal. O link https://www.icmbio.gov.br/apac... traz mais informações.