Jangadeiros de Porto de Pedras são certificados como condutores responsáveis
Curso teve a parceria do Instituto Yandê
A Secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras encerrou mais um curso de capacitação para os jangadeiros, principalmente os que trabalham também na atividade turística. O curso de Conduta Responsável, teve a parceria do Instituto Yandê, com apoio da Prefeitura Municipal que manteve plantões noturnos e no final de semana para inscrever o maior número de condutores.
Segundo a secretária Flávia Rego, o curso é requisito obrigatório para os que trabalham nas piscinas naturais. Os principais temas abordados nas aulas foram atendimento ao cliente, biodiversidade, contexto socio cultural e legislação ambiental. O projeto estimula de maneira significativa a promoção do turismo ecológico e responsável, por meio do ordenamento do uso público da Unidade de Conservação (UC).
Os instrutores do curso Rafael Lustosa, Diego Santos e Bruno Torres são certificados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e mostraram como a contribuição deles é importante para a gestão da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), principalmente o ordenamento da visitação às piscinas naturais.
O objetivo de realizar no horário noturno foi garantir a participação dos jangadeiros sem atrapalhar as atividades diurnas. A secretaria de Meio Ambiente estuda a abertura de novas turmas para assegurar que todos os jangadeiros tenham o certificado e a permissão de trabalho.
Os condutores precisam ter a responsabilidade do turismo seguro, dentro das normas previstas pela lei aquaviária e toda a política de preservação ambiental, entre elas, a de ter os cuidados necessários com o peixe boi marinho, animal em extinção, e que tem sua base de reprodução em Porto de Pedras.
Edital para credenciamento
O ICMBio Costa dos Corais publicou edital para credenciamento de condutores de visitantes embarcados na APA Costa dos Corais (Edital 02/2021) e para embarcações de transporte aquaviários de passageiros para fins turísticos (Edital 03/2021). Pessoas físicas e jurídicas interessadas na prestação destes serviços devem realizar o cadastro no portal do governo federal. O link https://www.icmbio.gov.br/apac... traz mais informações.
Últimas notícias
Câmara aprova em 1º turno PEC com repasse do lucro de bets à segurança
EUA: Senado nega proposta para limitar poder de Trump em guerra no Irã
Polícia quer quebrar sigilo telefônico de réus por estupro coletivo
Arapiraca inicia programação do mês da mulher com ação de valorização na Praça Marques da Silva
Justiça mantém prisão de Vorcaro e cunhado em audiência de custódia
Caio Bebeto aciona MP após reclamação de aluno sobre acessibilidade em universidade
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
