Jangadeiros de Porto de Pedras são certificados como condutores responsáveis
Curso teve a parceria do Instituto Yandê

A Secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras encerrou mais um curso de capacitação para os jangadeiros, principalmente os que trabalham também na atividade turística. O curso de Conduta Responsável, teve a parceria do Instituto Yandê, com apoio da Prefeitura Municipal que manteve plantões noturnos e no final de semana para inscrever o maior número de condutores.
Segundo a secretária Flávia Rego, o curso é requisito obrigatório para os que trabalham nas piscinas naturais. Os principais temas abordados nas aulas foram atendimento ao cliente, biodiversidade, contexto socio cultural e legislação ambiental. O projeto estimula de maneira significativa a promoção do turismo ecológico e responsável, por meio do ordenamento do uso público da Unidade de Conservação (UC).
Os instrutores do curso Rafael Lustosa, Diego Santos e Bruno Torres são certificados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e mostraram como a contribuição deles é importante para a gestão da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), principalmente o ordenamento da visitação às piscinas naturais.
O objetivo de realizar no horário noturno foi garantir a participação dos jangadeiros sem atrapalhar as atividades diurnas. A secretaria de Meio Ambiente estuda a abertura de novas turmas para assegurar que todos os jangadeiros tenham o certificado e a permissão de trabalho.
Os condutores precisam ter a responsabilidade do turismo seguro, dentro das normas previstas pela lei aquaviária e toda a política de preservação ambiental, entre elas, a de ter os cuidados necessários com o peixe boi marinho, animal em extinção, e que tem sua base de reprodução em Porto de Pedras.
Edital para credenciamento
O ICMBio Costa dos Corais publicou edital para credenciamento de condutores de visitantes embarcados na APA Costa dos Corais (Edital 02/2021) e para embarcações de transporte aquaviários de passageiros para fins turísticos (Edital 03/2021). Pessoas físicas e jurídicas interessadas na prestação destes serviços devem realizar o cadastro no portal do governo federal. O link https://www.icmbio.gov.br/apac... traz mais informações.
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
