Covid-19: com aumento de casos na Europa, Fiocruz faz alerta para o Brasil
Pesquisadores ressaltam que o continente europeu apresenta altas taxas de transmissão e circulação da doença e que o Brasil não deve relaxar precocemente as medidas de proteção
Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que a Europa “enfrenta ameaça real de ressurgimento da Covid-19”, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que monitora a situação da pandemia no Brasil, destacou que vivemos uma fase no país “de maior alívio, mas não de menor preocupação”.
Os pesquisadores do Observatório da Fiocruz ressaltam que a Europa apresenta altas taxas de transmissão e circulação da Covid-19, e vive o espalhamento de novas variantes. A instituição afirma que o Brasil precisa “aprender com as lições que a Europa tem dado para não errar nos mesmos pontos”.
Os pesquisadores reforçaram a necessidade de o país não relaxar precocemente as medidas de distanciamento e de proteção, como a manutenção do uso de máscaras e de avançar na cobertura vacinal.
Os cientistas da Fiocruz avaliam que os indicadores do Brasil mostram um recuo dos casos diários de internações e óbitos e uma cobertura vacinal crescente, porém ainda abaixo do patamar de 80% – média considerada segura pelos cientistas para a implantação de medidas de flexibilização.
Para o pesquisador Raphael Guimarães, as vacinas continuam sendo fundamentais para a manutenção do atual bom momento pandêmico no Brasil, porém, é necessário aumentar as taxas de imunização, ou seja, fazer com que mais pessoas tomem as vacinas para que a circulação do vírus continue em queda e não tenhamos o surgimento de novas variantes, como ocorre no velho continente.
“Temos que estimular o aumento da cobertura vacinal, que em algum momento tenderá a desacelerar, e irá exigir esforço para um trabalho em nichos com maior resistência à aplicação do imunobiológico. Isso é fundamental para controlarmos a pandemia”, apontou.
Em nota, os pesquisadores do Observatório da Fiocruz acrescentam que “caminhamos rumo à vitória contra a Covid-19, mas para que tenhamos êxito ainda precisamos intensificar a vacinação, reforçar a necessidade ainda de medidas de proteção como uso de máscaras e distanciamento físico de locais com aglomeração sempre que possível”.
Atualmente, cerca de 121.002.280 pessoas estão com o ciclo vacinal completo no Brasil. O número representa 56,9% da população totalmente imunizada (seja com as duas doses ou com a dose única contra a Covid-19). Número este abaixo dos 80% ditos pela Fiocruz como ideal para se ter maior segurança no combate ao vírus.
Últimas notícias
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
Homenagem a Douglas Apratto marca abertura da Bienal do Livro 2025 no estande da Eduneal
Motociclista morre ao ser atingido por carro na AL-110 em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
