Fortalece Alagoas: Estado lança maior programa de aquisição de veículos
Ação foi realizada durante abertura da 11ª edição do Governo Presente, em Maragogi
Todos os 102 municípios alagoanos terão ainda mais desenvolvimento com a chegada do Fortalece Alagoas - maior programa de aquisição de máquinas e equipamentos em curso no Brasil, lançado pelo governador Renan Filho, nesta quinta-feira (18), durante solenidade de abertura da 11ª edição do Governo Presente, em Maragogi. O investimento do Tesouro Estadual será aplicado na compra de mais de mil veículos como ônibus escolares, tratores, ambulâncias e caminhões-pipa.
Alagoas vai aquecer diversos setores produtivos e fortalecer as políticas públicas contínuas e sustentáveis adotadas nesta gestão nas áreas de saúde, agricultura, educação, infraestrutura e meio ambiente.
O governador de Alagoas explicou onde o recurso será investido: “Nós vamos entregar uma centena de motoniveladoras para facilitar o escoamento da produção da agricultura familiar; vamos entregar retroescavadeira para fazer pequenos açudes e também incrementar a produção da agricultura familiar; vamos entregar caminhões-pipa para que as pessoas possam ter acesso a água com mais facilidade; vamos entregar caminhões compactadores para melhorar a coleta de resíduos sólidos e a coleta de lixo nas cidades; vamos entregar caminhões para o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos para que quem produz tenha condição de acondicionar o seu produto com qualidade e transportar para que ele chegue com qualidade ao consumidor; vamos entregar ambulâncias para o transporte de pacientes, caminhões para o transporte da merenda escolar e ônibus escolares para melhorar o transporte dos alunos”.

Neste primeiro momento, estão sendo adquiridas pelo Estado máquinas pesadas, motoniveladoras e retroescavadeiras, que serão cedidas aos municípios alagoanos para o fortalecimento da agricultura familiar e infraestrutura dos municípios.
O Estado já comprou 102 motoniveladoras e 156 retroescavadeiras da empresa chinesa XCMG. O presidente da empresa que está instalada em Minas Gerais, Wang Yansong, também participou da solenidade em Maragogi.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão de Alagoas (Seplag), responsável pela intermediação do recurso, neste primeiro momento estarão aptos a receberem os equipamentos em cessão os municípios que aderirem ao Programa. Um edital será publicado para o cadastramento dos municípios que façam essa adesão.
Ainda durante a solenidade, foram entregues ambulâncias e caminhões frigoríficos para a região Norte.
Governo Presente
O lançamento do Fortalece Alagoas foi o pontapé das ações que acontecerão até sábado (20). Para Renan Filho a expectativa para os próximos dias é muito positiva.
“Estamos aqui hoje visitando as obras do aeroporto de Maragogi, uma das maiores obras em construção em Alagoas. Só a cidade de Maragogi recebe hoje investimentos de R$ 300 milhões de reais do Governo de Alagoas nesse momento com a construção do aeroporto, com as obras de saneamento e com as obras que se iniciarão, que são as obras do sistema de abastecimento d’água da cidade, uma das principais obras aqui”, finalizou.
O prefeito da cidade, Sérgio Lira, assegurou que todo o investimento do Governo de Alagoas que tem chegado à Maragogi são obras estruturantes para o desenvolvimento definitivo de toda região.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Retorno do Ano Novo provoca congestionamentos nas estradas do litoral norte e sul de Alagoas
Terremoto de magnitude 6,5 atinge o México
[Vídeo] Dupla em motocicleta rouba moto e celulares em Fernão Velho, em Maceió
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente no município de Arapiraca
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
