Montagem do Espaço 4.0 é concluída no Ifal Maragogi
Inauguração da estrutura metálica, que ofertará cursos rápidos de tecnologia a jovens, será no dia 20 de dezembro

O container que abrigará cursos gratuitos e de rápida duração para jovens teve sua montagem concluída, nesta terça-feira (30), no interior do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do campus Maragogi. O Espaço 4.0 já recebeu portas de vidros, telhado, instalações elétricas e hidráulicas. A inauguração do ambiente será no dia 20 de dezembro deste ano e contará com autoridades políticas da região de Norte de Alagoas e representantes do segmento da educação tecnológica.
A estrutura metálica de três toneladas chegou ao campus por volta das 11h, desta segunda-feira (29), em uma ação que mobilizou 12 pessoas, desde a saída do equipamento de Maceió até Maragogi, no Litoral Norte. Um caminhão munck - veículo que se assemelha a um guindaste - concluiu a colocação do container na superfície demarcada de concreto perto das 13h. Em seguida, o ambiente recebeu ajustes, a exemplo de reparos na pintura e nos móveis projetados. Os trabalhos voltaram nesta terça-feira e só foram concluídos no período da tarde.

Segundo o coordenador do Espaço, Cassiano Albuquerque, a próxima etapa será o lançamento de edital para contratação de professores que ministrarão os cursos. Em seguida, ocorre a seleção de jovens de 15 a 29 que participarão das capacitações tecnológicas. O container vai ofertar cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores. Também estão na lista instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica, internet das coisas e robótica educacional.
A sala de aula possui 25 metros quadrados e conta com kit robô, smartphone, impressora 3D, drone e outros equipamentos. “É um ambiente que utiliza a metodologia maker, na qual você aprende fazendo. A carga horária prática dela supera a teórica, por isso você estará ali sempre criando projetos e produtos”, explicou o coordenador. A previsão é que a estrutura atenda 192 pessoas nos doze primeiros meses, na região Norte de Alagoas.
Pioneirismo - O container de Maragogi é o segundo desse tipo instalado no Brasil. O primeiro foi no campus Palmeira dos Índios, que também compõe o Instituto Federal de Alagoas. Outras quatro unidades da organização também serão contempladas, até fevereiro, com laboratórios similares.
Veja também
Últimas notícias

Algás impulsiona o uso do GNV em veículos pesados

Acusado de dopar e estuprar jovem no Agreste de AL é considerado foragido da Justiça

Inscrições para cursos do Emprega Mais Alagoas estão abertas para o município de Traipu

Lula sanciona lei de reconstrução dentária no SUS para mulheres vítimas de violência

Trabalhador cai de altura de dez metros no município de Coqueiro Seco

Emendas de Rafael Brito garantem mais 88 novos leitos para pacientes oncológicos em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
