Educação

Montagem do Espaço 4.0 é concluída no Ifal Maragogi

Inauguração da estrutura metálica, que ofertará cursos rápidos de tecnologia a jovens, será no dia 20 de dezembro

Por 7Segundos, com Assessoria 30/11/2021 16h04
Montagem do Espaço 4.0 é concluída no Ifal Maragogi
Montagem do Espaço 4.0 é concluída no Ifal Maragogi - Foto: Assessoria

O container que abrigará cursos gratuitos e de rápida duração para jovens teve sua montagem concluída, nesta terça-feira (30), no interior do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do campus Maragogi. O Espaço 4.0 já recebeu portas de vidros, telhado, instalações elétricas e hidráulicas. A inauguração do ambiente será no dia 20 de dezembro deste ano e contará com autoridades políticas da região de Norte de Alagoas e representantes do segmento da educação tecnológica.

A estrutura metálica de três toneladas chegou ao campus por volta das 11h, desta segunda-feira (29), em uma ação que mobilizou 12 pessoas, desde a saída do equipamento de Maceió até Maragogi, no Litoral Norte. Um caminhão munck - veículo que se assemelha a um guindaste - concluiu a colocação do container na superfície demarcada de concreto perto das 13h. Em seguida, o ambiente recebeu ajustes, a exemplo de reparos na pintura e nos móveis projetados. Os trabalhos voltaram nesta terça-feira e só foram concluídos no período da tarde.


Segundo o coordenador do Espaço, Cassiano Albuquerque, a próxima etapa será o lançamento de edital para contratação de professores que ministrarão os cursos. Em seguida, ocorre a seleção de jovens de 15 a 29 que participarão das capacitações tecnológicas. O container vai ofertar cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores. Também estão na lista instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica, internet das coisas e robótica educacional.

A sala de aula possui 25 metros quadrados e conta com kit robô, smartphone, impressora 3D, drone e outros equipamentos. “É um ambiente que utiliza a metodologia maker, na qual você aprende fazendo. A carga horária prática dela supera a teórica, por isso você estará ali sempre criando projetos e produtos”, explicou o coordenador. A previsão é que a estrutura atenda 192 pessoas nos doze primeiros meses, na região Norte de Alagoas.

Pioneirismo - O container de Maragogi é o segundo desse tipo instalado no Brasil. O primeiro foi no campus Palmeira dos Índios, que também compõe o Instituto Federal de Alagoas. Outras quatro unidades da organização também serão contempladas, até fevereiro, com laboratórios similares.