Praia do Patacho recebe hoje selo Bandeira Azul
Lugar é o único de Alagoas a receber o certificado internacional
A paradisíaca Praia do Patacho, em Porto de Pedras, passa a ser hoje a única de Alagoas a receber o selo Bandeira Azul. O certificado internacional será entregue nesta sexta-feira (10), às 10h. O hasteamento oficial será na orla da praia e vai contar com a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, autoridades e toda a comunidade.
A temporada de verão de 2021/2022 no Brasil vai contar com recorde de praias premiadas com a Bandeira Azul, principal certificação internacional dedicada à gestão ambiental sustentável. Entre as 22 está a praia do Patacho, em Porto de Pedras, já considerada uma das mais bonitas do mundo.
Para o prefeito Henrique Vilela, receber a bandeira não é apenas conquistar a maior premiação global, por uma entidade internacional como a Foudation for Envairoment Education -FEE, mas saber que a administração das ações do turismo estão no caminho certo. O gestor frisou que a parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) foi fundamental para a conquista.
A secretária municipal de Turismo, Zélia Cavalcanti, acrescenta que em um país com 7.500 km de costa e mais de 2 mil praias, ser uma das únicas 4 do Nordeste- as outras três ficaram com a Bahia- só aumenta a responsabilidade com a qualidade da água, que hoje segue padrões internacionais de balneabilidade, segurança e gestão ambiental.
Porto de Pedras tem um compromisso com a preservação do turismo ambiental, sustentável e de base comunitária. O empenho é para sempre ofertar locais limpos, preservados e aptos para que os turistas possam aproveitar, não apenas o Patacho, mas as praias do Centro, de Lajes e de Tatuamunha.
Para se qualificar para o Bandeira Azul, o município cumpriu uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social .O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.
Com a Bandeira Azul, a área da praia terá um código de conduta com regras mais rígidas e que precisarão ser cumpridas por todos: turistas e comunidade para proteger o ambiente marinho e costeiro.
Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br).