Joe Biden diz que EUA responderão de maneira decisiva a qualquer ataque da Rússia
Presidente norte-americano afirmou que sanções econômicas estão prontas em caso de uma ofensiva russa no leste europeu
O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um pronunciamento nesta terça-feira (15) para falar sobre a crise no leste da Europa. O mandatário norte-americano afirmou que o país responderá de maneira decisiva a qualquer ataque da Rússia, incluindo duras sanções econômicas que já foram elaboradas pelo governo.
Biden também ressaltou que as forças de segurança do país ainda não verificaram nenhuma retirada de tropas russas da fronteira com a Ucrânia. Estima-se que pelo menos 100 mil soldados da Rússia estivessem espalhados pela região fronteiriça.
Apesar da linha incisiva no discurso, Biden disse que o povo russo não é alvo ou inimigo dos Estados Unidos. O presidente destaca que as nações envolvidas neste impasse do leste europeu desejam amenizar a situação e seguir o melhor caminho.
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que entrou em destaque durante a escalada das tensões no leste europeu, também foi posta em pauta por Biden durante o discurso.
“Não se engane: os Estados Unidos vão defender cada pedaço dos territórios da Otan com toda a força norte-americana. Um ataque contra um território da Otan, é um ataque contra todos nós.”
Apesar da Ucrânia não ter ingressado na aliança do Atlântico, países vizinhos, como a Polônia, são signatários do acordo mútuo de defesa militar. Uma das exigências russas para uma desescalada, inclusive, é a garantia de que ucranianos não se juntem à Otan.
Biden também destacou que ele e Vladirmir Putin concordaram em seguir uma via diplomática para tentar resolver o imbróglio com a Ucrânia. Em conversas recentes, os presidentes teriam até dividido ideias de como manter a segurança na Europa.
Para Biden, Rússia e Estados Unidos têm responsabilidade determinante para manter a estabilidade global.
Ainda em pronunciamento, o mandatário americano voltou a falar sobre o gasoduto Nord Stream 2 — estrutura criada para o envio de gás russo à Alemanha. Segundo Biden, uma invasão à Ucrânia seria determinante para a não utilização da rede de gás bilionária entre as duas nações europeias.
O presidente americano também confirmou que os Estados Unidos continuarão conduzindo exercícios militares com aliados da Otan, além de preparar políticas públicas para proteger preços de recursos essenciais, como combustível, no caso de uma guerra.
No final do discurso, Biden ressaltou a importância de não haver ataques russos, tanto bélicos quanto virtuais por meio de hackers. Para o líder americano, o que está em jogo neste impasse europeu é a liberdade.
“Se não lutarmos pela liberdade que está em risco hoje, pagaremos um preço alto amanhã”, conclui Biden.
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
