Aplicativo de denúncias de violência contra mulher será lançado em Alagoas
O app chega como mais uma ferramenta para o enfrentamento à violência doméstica e familiar
Através de um Acordo de Cooperação Técnica realizado entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP/PI e da Agência de Tecnologia da Informação – ATI/PI e a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos - Semudh, o aplicativo Salve Maria chega a Alagoas como mais uma ferramenta para o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
O aplicativo conta com uma interface interativa, de fácil utilização, que permite a vítima acionar os mecanismos de defesa em casos de violência contra a mulher. Por meio deste serviço, a polícia pode ser acionada com a opção “botão do pânico”, além de também ser possível o envio de denúncias anônimas sobre agressões (físicas, morais ou psicológicas), com detalhamento de informações, fotos e vídeos.
A novidade é que o aplicativo disponibilizará informações sobre os órgãos e instituições que formam a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em todo o Estado, caso a vítima queira ir pessoalmente buscar ajuda específica de acordo com sua situação. Além disso, todas as denúncias, anônimas ou não, serão direcionadas para a equipe da Semudh para análise dos dados, tratamento das informações e posterior contato direto com a vítima, para orientações e direcionamentos para a Rede, tanto na capital como no interior, sendo este um grande diferencial em comparação a outros mecanismos que realizam procedimentos similares.
“É um grande avanço para Alagoas a implantação do aplicativo Salve Maria. Sabemos que o ciclo da violência contra a mulher é difícil de ser quebrado, mas quando unimos forças em busca de um propósito, tudo é possível. E assim, ao fortalecermos a rede de atendimento à mulher, firmamos o objetivo em comum de minimizar os índices de violência doméstica no Estado, também fortaleceremos cada cidadã que precisa do nosso apoio para transformar a sua vida. Mulheres que vivem a violência doméstica precisam de proteção, de atendimento e acolhimento humanizado, suporte e encorajamento e sou grata por ter parceiros que entendem a importância dessa luta. Agradeço a parceria do Governo do Piauí, pela sensibilidade e olhar diferenciado por nossas mulheres”, reforçou a secretária da Semudh, Maria Silva.
Outro grande parceiro na implantação do Salve Maria foi a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas – SSP/AL que realizou todos os procedimentos técnicos para garantir o funcionamento do aplicativo, em sintonia com os serviços da Polícia Militar e Civil do Estado. Os levantamentos realizados junto à SSP alertam sobre os dados de denúncias de casos de violência doméstica e/ou familiar em Alagoas, e reforçam a importância da análise dos casos em que a vítima pode estar encontrando dificuldade em acionar os mecanismos de denúncia ou se deslocar até uma entidade que trabalhe com o acolhimento à população feminina em situação de violência. O Salve Maria chega como uma alternativa para facilitar os pedidos de socorro às vítimas, retirando a necessidade de sair de casa.
"A violência contra mulher é uma luta de toda a sociedade. Os entes públicos devem dar as mãos. Juntos somos mais fortes nesse processo e nessa luta de combate à violência e o Salve Maria é uma importante ferramenta que o Governo do Estado do Piauí disponibiliza para o Estado de Alagoas neste enfrentamento", afirmou o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí - ATI, Antônio Torres.
O lançamento do aplicativo, marcado para a próxima segunda-feira (28), no Salão Aqualtune e será um marco na prevenção e no enfrentamento à violência praticada contra a mulher em Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
