Ifal: Inscrições para especialização no Norte de AL vão 9 a 31 de maio
Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências da Natureza e Matemática ofertará 48 vagas e será realizada, no campus de Maragogi, aos sábados
As inscrições para a primeira especialização pública e gratuita do Litoral Norte de Alagoas vão de 9 a 31 de maio deste ano. A Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências da Natureza e Matemática ofertará 48 vagas e será realizada presencialmente aos sábados, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no campus de Maragogi. O edital contendo as regras do processo seletivo, foi divulgado no dia 22 de abril, pela instituição de ensino.
Segundo o edital, podem participar da seleção portadores de diploma de graduação, em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente, atuando na rede pública de ensino e com formação em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia. Também podem se inscrever portadores de diploma de outras graduações que comprovem efetivo exercício docente em Ciências, Biologia, Física, Química ou Matemática.
A inscrição será feita de forma online e o primeiro passo é preencher o cadastro com dados pessoais. É necessário informar o CPF. Depois desse processo, o interessado pode efetuar sua inscrição até às 23h59min do dia 31 de maio. Os recursos aos registros indeferidos podem ser interpostos nos dias 3 e 4 de junho. O resultado da análise dessas contestações sairá no dia 7.
O edital de seleção informa que as 48 vagas da Especialização em Ciências da Natureza e Matemática estão divididas da seguinte forma: Matemática (16), Física (8), Química (8) e Biologia (16). Há reservas de vagas para negros, quilombolas e indígenas, pessoas com deficiência, candidatos da rede pública de ensino básico, candidatos do Ifal e ampla concorrência.
A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas, conforme o edital. A primeira é a análise de pré-projeto de pesquisa adequado às linhas do programa. Essa fase tem caráter eliminatório e seu resultado final será publicado em 22 de junho . A segunda etapa é a avaliação do currículo e é classificatória. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 12 de julho. O período de matrícula vai de 19 a 22 de julho e a aula inaugural ocorrerá em 6 de agosto.
Curso será presencial, mas deverá incluir conteúdos remotos
O curso é presencial, mas poderá compreender conteúdos remotos. As aulas e as avaliações presenciais ocorrerão preferencialmente aos sábados, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, no Campus Maragogi, que fica localizado na praia de Peroba. A carga horária será de 360 horas, incluídas as de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno sairá com o certificado de especialista ao final dos estudos.
O grande diferencial dessa pós-graduação é que 90% dos 21 ministradores dela possuem mestrado ou doutorado, sendo a maior parte deles servidores do Instituto Federal de Alagoas. De acordo com o coordenador do curso Mateus Queiroz, o conteúdo que eles passarão aos alunos e a forma de realização do trabalho de conclusão do curso foram desenhadas para atender as necessidades dos educadores do Litoral Norte. O objetivo é melhorar a educação.
“A formação continuada dos docentes é de grande importância para a melhoria da qualidade do ensino básico, neste sentido a Especialização em Ciências da Natureza e Matemática vem contribuir para a melhoria em índices educacionais, abrir uma rede de diálogos e compartilhamento de saberes de forma prática e colaborativa”, destacou. Os alunos da especialização poderão ainda utilizar laboratórios de Física, Matemática, Química, Biologia e Informática da unidade de ensino. Terão ainda a disposição auditório e biblioteca.
Inscrição e edital de seleção da Especialização em Ciências da Natureza e Matemática