Covid -19

Uso de máscara passa ser facultativo em São Luís do Quitunde

Município não registra caso de covid-19 há 60 dias

Por Maurício Silva 29/04/2022 15h03
Uso de máscara passa ser facultativo em São Luís do Quitunde
Uso de máscara passou a ser facultativo em São Luís do Quitunde - Foto: Maurício Silva

A Prefeitura de São Luís do Quitunde emitiu uma nota técnica informando que o uso de máscara facial passa a ser facultativo no município do Norte de Alagoas. A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda nesta quinta-feira (28) que a cidade não registra casos de covid-19 há 60 dias.

A notícia foi muito comemorada pelos moradores e a medida é fruto do avanço da vacinação contra o novo coronavírus e das medidas adotadas com sucesso pelo governo da prefeita Fernanda Cavalcanti (MDB). A nova medida de flexibilização foi feita com base nos números apresentados pela direção de Vigilância Epidemiológica nos últimos 60 dias.

A gestão de São Luís do Quitunde comunicou também que o uso de máscaras de forma facultativa vale para ambientes abertos e fechados, exceto em ambiente escolar de crianças menores de cinco anos de idade.

A Prefeitura decidiu manter obrigatório o uso de máscara como EPI aos profissionais de saúde nas situações que estiverem expostos a material orgânico (sangue, secreções, aerossóis...) e na exposição de substâncias voláteis.

A Secretaria Municipal de Saúde enfatizou ainda que à medida que o cenário epidemiológico modifique de forma negativa, com o surgimento de novos casos de covid-19, protocolos e notas técnicas serão atualizados e emitidos. A recomendação está em consonância com o preconizado pelo Decreto Nº 77621 DE 14/03/2022 - Estadual - Alagoas.