Política

Prefeito Henrique Vilela recebe conclusão do Plano Diretor de Porto de Pedras

Gestor recebeu o documento nesta terça-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 11/05/2022 10h10
Prefeito Henrique Vilela recebe conclusão do Plano Diretor de Porto de Pedras
Prefeito Henrique Vilela recebe conclusão do Plano Diretor de Porto de Pedras - Foto: Assessoria

A cidade turística de Porto de Pedras larga na frente no Litoral Norte alagoano e confeccionou o Plano Diretor. “Recebi nesta terça-feira, 10, do governo estadual e da empresa GO, o Plano Diretor concluído, pois nossa cidade é a primeira a terminar o processo, que incluiu muitas audiências públicas com a comunidade. O Plano concretiza nosso desejo de ter uma cidade ordenada, pronta para o desenvolvimento sustentável. Vamos ser ainda mais inovadores e continuar projetando uma cidade para todos”, disse o prefeito Henrique Vilela, ao apresentar o Plano perante uma audiência pública na Câmara de Vereadores.

O documento, que tem como objetivo ordenar o desenvolvimento territorial do município turístico da Rota Ecológica, foi entregue durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Porto de Pedras com as presenças do secretário da Sedetur, André Luiz Gomes; do prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela; do promotor Ary Lages, vereadores, secretários e a participação da comunidade.

“O Plano Diretor é um documento muito importante porque ele tem a finalidade de balizar a utilização dos espaços estabelecendo os critérios técnicos necessários para o desenvolvimento ordenado e sustentável do município; além, é claro, de ser instrumento para captação de investimentos públicos e privados. Pois, através dele é possível mensurar como a cidade vai crescer e como essa expansão deve atender aos interesses da população e dos investidores”, explica o secretário André Luiz.

De forma inovadora, o Plano Diretor de Porto de Pedras recebeu indicadores e ações de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU) que compõem a Agenda 2030.

Representando a empresa GO urbanismo, o arquiteto Vinícius Ribeiro elogiou a isenção do prefeito em todas as discursões que construíram o equilíbrio do pensamento técnico, através de pessoas que pensam diferente. Garantiu que o plano atende aos critérios legais com duas vertentes claras: plano e sustentabilidade, é diferente de todos porque, ao invés de edificações, a preocupação com o ser humano é a figura principal.

Plano Diretor

O Plano Diretor é um documento técnico que estabelece o planejamento territorial definindo o melhor modo de ocupar uma região. Prevendo os pontos onde se localizarão atividades e todos os usos do espaço, convertendo os espaços da cidade em benefício para todos, além de garantir condições para financiar o desenvolvimento municipal e viabilizar a utilização dos recursos disponíveis de forma democrática e sustentável.