Turismo

Buscas por Maragogi no Google superam Porto de Galinhas

Buscas cresceram mais de 1.000% quando comparado a 2021

Por 7Segundos, com Assessoria 11/05/2022 14h02 - Atualizado em 12/05/2022 07h07
Buscas por Maragogi no Google superam Porto de Galinhas
Bom do turismo de Maragogi começou na Praia de Maragogi - Foto: Assessoria

A retomada do turismo segue forte em Maragogi. Dados do Google apontam que o destino alagoano segue popular entre os turistas: nos últimos 12 meses, o interesse do viajante, neste caso medido pelo volume de termos-chave específicos (por exemplo, “pacotes Maragogi” na busca Google), cresceu mais de 1.000% quando comparado a 2021. Em 2022, os indicadores superaram os níveis de anos recentes, ultrapassando inclusive Porto de Galinhas-PE na temporada atual. Os dados do Google foram compilados pela Secretaria de Municipal de Turismo em abril desse ano.

Comparação 2021/ 2022: interesse do público pelo turismo em Maragogi. Fonte: Google Trends, termo: “pacotes maragogi (2021, em azul vs 2022, em vermelho)”

O recorte em análise é mais animador do que parece: os níveis de procura pelo destino da cidade do Litoral Norte de Alagoas são superiores até mesmo aos níveis apresentados em 2019, em azul na imagem a seguir, ano pré-pandêmico, ou seja, ainda sem a presença nem notícia da covid-19.

Interesse pelo Turismo em Maragogi: período de 2019. Fonte: Google Trends, termo “pacotes maragogi”.

O resultado positivo é fruto de um trabalho integrado entre a gestão pública local e seus parceiros privados. O setor público investiu na diversificação da oferta turística e no mapeamento e estruturação de potenciais atrativos, além de ter mudado sua estratégia de marketing, agora voltada especialmente aos visitantes de outras partes do país (além do Sudeste) e ao público europeu. A estratégia soma-se a criação de uma nova marca, lançada em dezembro de 2021: Maragogi, Naturalmente Linda.

A nova marca de Maragogi já se faz presente em letreiros e em campanhas digitais. Fonte: Assessoria

Parceiros privados também investem em mídia digital e em qualidade do serviço. Reflexo desse esforço são as dezenas de novos empreendimentos erguidos entre 2019 e 2022, além de bons níveis de satisfação do turista, o que contribui para a melhor das propagandas: a espontânea.

Em vermelho, o interesse de turistas por Maragogi; em azul, por Porto de Galinhas. Fonte: Google Trends, termos “pacotes maragogi” e “pacotes porto de galinhas”; temporada 2022.

Por fim, os dados do Google revelam um fato inédito em anos recentes: no recorte da temporada 2021/2022, compreendida de dezembro/21 a meados de abril/22, Maragogi superou o destino Porto de Galinhas na busca por pacotes de viagem.


Segundo o secretário Municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, os dados são bastante animadores. Ele explica que, apesar da retomada do turismo ocorrer nos principais destinos brasileiros, os indicativos do Google confirmam uma vantagem competitiva de Maragogi sobre outros destinos turísticos com o mesmo perfil mercadológico, demonstrando a consolidação e o espaço conquistado pela cidade na consciência dos viajantes, bem como o acerto entre as ações da gestão pública municipal e da iniciativa privada.